Nesta quinta-feira (6), a programação no palco do ‘Conexidades Mulher’ começou às 9h30 com o painel ‘Primeiras-damas e seu papel fundamental nos processos eleitorais nos municípios’, que contou com a participação da Fundadora do Movimento de Mulheres Municipalistas e da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Dalva Christofoletti; da primeira-dama de Monte Azul Paulista, Patrícia Zeitoum; e da primeira-dama de São Pedro do Turvo, Eduarda Pinheiro.
Dalva iniciou contando que há 70 anos luta pelo espaço das mulheres na sociedade, assim como na política. “Não queremos ser melhores que os homens, mas sim iguais, pois a sociedade só existe se houver equilíbrio entre homens e mulheres”, diz. Ela destacou que luta há 30 anos pela reforma tributária e inclusão de orçamento para os Fundos Sociais dos municípios.
Na sequência, Patrícia contou sua experiência à frente do Fundo Social de Solidariedade de Monte Azul Paulista e o desenvolvimento de projetos como ‘Empodera Monte Azul’, em parceria com o Sebrae, que oportunizou conhecimentos para as mulheres empreenderem nas áreas de confeitaria, confecção de bijuterias, horta, marketing, cabelo e manicure, entre outros.
Eduarda também contou sobre os projetos desenvolvidos em São Pedro do Turvo, com destaque para ‘Mães Criativas’, ‘Receitas da Vovó’, ‘Oficina de Maquiagem’, ‘Oficina de Crochê’ e ‘Patchwork’ (arte com retalhos). “Temos a missão de transformar a vida das famílias em vulnerabilidade”, diz.
Movimentos femininos
Às 10h30, teve início o painel ‘O papel e o fortalecimento nos movimentos femininos nas eleições’, com participação da presidente da Virada Feminina Internacional e do Conselho Superior Feminino da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Marta Lívia Suplicy; da Gestora de Políticas Públicas da USP e Consultora de Inteligência e Contrainteligência na Instituto Sagres, Barbara Krysttal; e das vereadoras Bete do Broa, de Itirapina, e Mariene Maia, de Três Fronteiras.
Marta enfatizou que, muitas vezes, as mulheres são convidadas a se candidatar para cumprir cotas, porém não conseguem ajuda dos partidos para promover suas campanhas. “As próprias mulheres não votam em mulheres, somos a maioria do eleitorado e a minoria dos eleitos, devemos mudar essa realidade. Temos que nos apoiar, trocar o competir por compartilhar, nos sentir representadas pelas outras mulheres. Não puxem tapetes, estendam as mãos”, disse.
Na sequência, Marta falou sobre o apoio a candidaturas femininas nas eleições, promovidas pelo movimento Virada Feminina, e deu sugestões de atividades que podem ser realizadas pelas futuras candidatas, como rodas de conversa, lives e pedidos de apoio.
Inovação e tecnologia
Finalizando a programação da manhã, às 11h30, a fundadora da plataforma ‘Mulheres Inspiradoras’ e parceira oficial da ONU Mulheres no Brasil e da Berkeley Global Society, Geovana Quadros; a administradora de empresas e vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil & Argentina, Marly Parra; e a consultora do legislativo do Senado Federal e doutora em Direito Internacional pela USP, Clarita Maia, debateram o tema ‘Inovação e Tecnologia’.
Clarita iniciou dizendo que atualmente muitas mulheres sofrem de misoginia e violência política de gênero, e sugeriu que o tema seja incluído no Projeto de Lei n° 2630, de 2020 (Lei das Fake News). “Temos que unir forças para defender nossas ideias nas leis, cobrar os deputados em que votamos”, diz.
Na sequência, Marli defendeu que as mulheres precisam se atualizar, aprender e utilizar os recursos proporcionados pela transformação digital e a inteligência artificial em sua atuação. “Precisamos usar o ChatGPT e outras ferramentas digitais em nossas campanhas, nos comícios, na Câmara. Tenha perfil no LinkedIn, no Tik Tok, no Instagram e poste suas fotos em eventos, palestrando”, diz.
Para encerrar, Giovana sugeriu formas de usar estrategicamente as redes sociais, como vincular a imagem e o nome a temas relevantes, como liderança feminina, assim como a pessoas que são referências na política e sociedade.
O ‘Conexidades Mulher’ é um espaço dedicado aos assuntos pertinentes ao público feminino, levando conhecimento e orientações, fortalecendo as ações de vereadoras, prefeitas e primeiras-damas.
Serviço
7º Conexidades – Encontro Nacional de Parceiros Públicos & Privados
Data: de 4 a 8 de junho de 2024
Local: Complexo Turístico da Rua da Praia
Endereço: Avenida Doutor Altino Arantes – Centro Histórico
Confira a programação completa em https://conexidades.com.br/.
#PraTodosVerem: fotos da programação desta quinta-feira (6) no Conexidades Mulher. Fim da descrição.