Entre as frentes de ajuda humanitária ao Estado do Rio Grande do Sul, devido à catástrofe climática de fortes chuvas que atingiram 90% das cidades (441 de 497), nesta que já é considerada a maior tragédia climatológica do Brasil, a Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias de Governo (SEGOV), Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) e Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SEHAB), enviou equipe técnica de servidores públicos municipais para auxílio à população rio-grandense desde a última sexta-feira (10).
Os servidores Priscilla de Carvalho (SEGOV), Jéssica Marcelo dos Santos e Marcelo Faustino da Silva (SEDES) e Eliazar Alves (SEHAB) estão instalados no Ponto de Arrecadação Oficial Estadual, em Passo Fundo (RS), e já começaram a prestar os primeiros atendimentos aos sulistas, juntamente à força-tarefa que envolve órgãos públicos estaduais e federais.
O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, instituiu o Decreto Municipal nº 9.338/2024 que define o fornecimento de Ajuda Humanitária a ser destinado aos municípios do Estado do Rio Grande do Sul, abrangidos pelos decretos de Calamidade Pública nº 57.596 e nº 57.600/2024, em decorrência dos eventos climáticos de chuvas intensas.
De acordo com a SEGOV, entre as ações emergenciais de políticas públicas da equipe do governo municipal sebastianense, estão embasamento técnico para solicitação de aproximadamente R$ 35 milhões que auxiliará no reestabelecimento e reconstrução dos municípios afetados, auxílio no controle de gestão e logística do Ponto de Arrecadação Oficial do Estado, em Passo Fundo, Sistema Integrado de Informações sobre Desastre (S2ID) do governo federal, articulação política com as autoridades estaduais que visa a viabilização de informações com intuito de auxiliar, acelerar a entrega de doações, entre outros.
“Estamos muito gratos com a receptividade do povo gaúcho diante desta tragédia sem precedentes e, também em poder ajudar no que for preciso e necessário. Liderados pelo prefeito Felipe Augusto, já iniciamos os primeiros atendimentos e estamos a postos para auxiliar no que tange a desburocratização, agilidade na liberação de recursos públicos, nas esferas federal e estadual, parcerias-públicos-privadas (PPPs), Organizações Não Governamentais (ONGs), além de acelerar a entrega de donativos. Há mais de um ano passamos por uma tragédia climática e recebemos o apoio do mundo. Hoje, humildemente, viemos ajudar nossos irmãos rio-grandenses a reconstruírem seu Estado”, afirmou a servidora pública sebastianense, Priscila de Carvalho.
PIX Solidário
Diante da calamidade pública enfrentada pelo Estado do Rio Grande do Sul, o governo gaúcho reativou a chave PIX, sendo CNPJ: 92.958.800/0001-38 para doações, utilizada no ano passado, também, devido a desastre climático, e vinculada à conta bancária aberta pelo Banrisul.
Segundo o governo estadual rio-grandense, por este canal oficial de doações, o governo centraliza a ajuda financeira, fornece segurança aos doadores e amplia a transparência da alocação do dinheiro, uma vez que a movimentação dos recursos passará por auditoria e fiscalização do poder público.
#PraTodosVerem: uma foto mostra equipe técnica da Prefeitura de São Sebastião, em frente ao galpão do Ponto de Arrecadação Oficial do Estado do Rio Grande do Sul, no município de Passo Fundo. Fim da descrição.