Prefeitura de São Sebastião promove cerimônias na Semana da Enfermagem

Crédito: André Santos e Luciano Vieira | PMSS

Com o tema “Rompendo Bolhas no Mundo Atual”, Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), realizou, nesta terça-feira (21), cerimônia com uma série de palestras em homenagem aos enfermeiros durante a abertura da Semana de Enfermagem no Teatro Municipal de São Sebastião.

O evento contou com a palestra “Atuação da da Enfermagem e seu papel no SUS na Tragédia de 2023”, ministrada pela secretária de Saúde de São Sebastião, Laysa Pires.

A secretária expôs ao público presente o trabalho sobre a tragédia de 19 de fevereiro de 2023, que foi premiado no 37º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, dentro da 20ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios (Prêmio David Capistrano).

Laysa Pires chamou ao palco a enfermeira Valeska Couto, que foi a primeira profissional a socorrer as vítimas do desabamento de terra na Vila Sahy.

Valeska compartilhou com o público sua experiência e destacou a importante atuação do prefeito Felipe Augusto e do vice-prefeito Reinaldinho Moreira, que proporcionaram toda infraestrutura para atendimento às vítimas no Instituto Verdescola.

“No Verdescola pudemos contar com a brilhante atuação de profissionais voluntárias da enfermagem, da medicina dentro de uma infraestrutura completa com consultório médico, farmácia, sala de sutura. Foi uma experiência muito dolorosa, que me dói até hoje lembrar. Mas que me proporcionou um crescimento profissional incrível”, relatou a enfermeira.

A secretária Laysa aproveitou a ocasião para agradecer a todos os enfermeiros e técnicos que trabalharam durante a tragédia e atuam até hoje salvando vidas no município.

“Agradeço a todos pelo que fizeram na tragédia de 2023, também durante a Pandemia e pelo que fazem até hoje. Foi a visão e formação em enfermagem que proporcionou a Valeska todo conhecimento para coordenar as ações no Verdescola naquele momento tão difícil. Agradeço também imensamente a secretária adjunta da SESAU, Mara Abreu, que me dá suporte todos os dias com seu olhar cuidadoso também fruto da sua formação em enfermagem”, destacou a secretária.

O evento contou com as palestras da enfermeira responsável pelo Núcleo de Educação em Urgência do Serviço de Atendimento em Urgência (SAMU), Danielli Bergman e com a palestra da diretora de Políticas Públicas da SESAU, Carla Brasil.

Danielli falou sobre os impactos positivo e negativo da inteligência artificial no campo de atuação da enfermagem como parte da 4° Revolução Industrial.

“Avalio que precisamos pensar, solucionar problemas, por meio de habilidades comunicacionais, empreendedorismo e ética. Leiam e se especializem, porque pesquisas apontam que o cérebro de quem se especializa mais tem mais conexões. Deixem o celular de lado e leiam mais livros, capacitem-se”, destacou a enfermeira.

Ao final de sua palestra, Danielli provocou os participantes para que respondessem a si mesmos sobre suas “forças, fraquezas, oportunidades e ameaças”, conforme proposto pela Matriz Swot, clássica ferramenta usada por gestores para planejamento.

A diretora Carla Brasil falou ao lado do psicólogo social, Jessifran Silveira  Rosa, sobre a temática da semana – “Rompendo Bolhas no Mundo Atual”.

Durante esta participação, a diretora refletiu com os expectadores sobre as razões da escolha da profissão.

“Se você não encontrar alguém que te inspire, seja seu próprio exemplo de sucesso. O que você espera de sua profissão? Como você reage diante das dificuldades e adversidades no decorrer da profissão?”, indagou Carla ao público.

A diretora destacou a importância do profissional se valorizar e também valorizar o próximo e o psicólogo ressaltou alguns dos principais desafios para a saúde, entre eles a carga emocional de relações externas que levamos, muitas vezes, junto conosco ao trabalho.

“Sobre os desafios da enfermagem, com o advento da tecnologia, somos cobrados de forma quantitativa, não qualitativa. Em uma triagem, nos exigem agilidade, por exemplo. Mas toda tecnologia precisa caminhar ao nosso lado. Não podemos nos esquecer do lado humano de todo este processo e este é o grande desafio”, explicou Carla.

A diretora explicou, ao final, que o romper bolhas é regrar a conduta profissional de forma a romper preconceitos, dentro de si mesmo, para de forma mais ética e humana acolher ao outro.

Na quarta-feira (22), o evento está previsto para ocorrer na Pousada Tambayba, em Maresias, e também contará com as palestras da enfermeira Danielli Bergman e da diretora Carla Brasil. O evento será voltado novamente aos profissionais de enfermagem.

Dia 12 de maio comemora-se, mundialmente, o Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro, em homenagem a Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820.

No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nightingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

# PraTodosVerem: sequência de fotos mostra enfermeiros e participantes da Semana da Enfermagem no Teatro Municipal de São Sebastião. Fim da descrição.

Compartilhar

Arquivos