Equipe técnica retorna a São Sebastião após ações emergenciais no Rio Grande do Sul

Crédito: Divulgação | PMSS

A equipe técnica da Prefeitura de São Sebastião, que auxiliou nas primeiras medidas emergenciais em ações de reestabelecimento e reconstrução dos municípios rio-grandenses, retornou a São Sebastião no último sábado (25). Por 11 dias, o grupo ficou instalado no Ponto de Arrecadação Oficial Estadual, em Passo Fundo (RS), onde prestaram atendimentos aos sulistas, juntamente à força-tarefa que envolve órgãos públicos estaduais e federais (gabinete de crise).

Na última sexta-feira (24), a equipe participou de diversas reuniões de análises, mapeamento e monitoramento do Departamento de Drones para Desastres Naturais no Brasil.

O departamento é o primeiro no país, criado durante a catástrofe climática de intensas chuvas que provocou uma série de enchentes que afetou mais de 400 municípios do Estado do Rio Grande do Sul em maio de deste ano.

Segundo a equipe sebastianense, o departamento conta com integrantes do Corpo de Bombeiro Militar dos Estados de Alagoas, Goiás e Amapá, além de técnicos da Defesa Civil de São Sebastião, arquitetos voluntários, geólogos e alunos de arquitetura da Universidade de Passo Fundo (UPF).

O serviço de mapeamento com drones em desastres, consiste em realizar o aerolevantamento e mapeamento com drones nos municípios mais afetados, de acordo com os locais indicados pelas prefeituras desses municípios.

Após mapear as áreas afetadas, as imagens são processadas no escritório de gestão de crise do departamento e utilizadas para subsidiar e agilizar o processo de solicitação de recursos para desastres e prestação de contas no sistema S2ID pelo município.

Ainda de acordo com a equipe sebastianense, o levantamento é gerado em modelo 3D, de todo o local, podendo ser observada totalmente as condições da área e diagnosticar as corretas ações de resposta, sendo que tal ação visa obter recursos federais de forma extremamente rápida e com total transparência da necessidade da utilização destes recursos.

A medida corrobora com o princípio de agilidade processual, podendo também ser realizada avaliação de diferentes profissionais a distância, e a comprovação real da necessidade dos recursos financeiros solicitados pelos municípios, integrando a tecnologia com a necessidade real da utilização emergenciais das verbas para desastres solicitados. Alguns locais do estado, ainda estão inacessíveis para visita em campo, mesmo após ter se passado vários dias, após a decretação do estado de calamidade, da qual, o drone consegue perfeitamente sobrevoar e realizar um levantamento preciso.

A utilização desta tecnologia amplia a gama de solicitações de análises que são liberadas por fases, como as de ajuda humanitária, limpeza urbana, reestabelecimento e reconstrução.

A equipe técnica de São Sebastião visitou o abrigo do município de Lajeado (RS), com aproximadamente 300 pessoas, e reuniu-se com a vice-prefeita Gláucia Schumacher, em que apresentou algumas soluções para o gerenciamento dos abrigos, através de parceria com a sociedade civil.

A equipe também se reuniu com a juíza da Vara da Infância e Juventude do município de Cruzeiro do Sul (RS), Débora Gerhardt de Marques, expondo os desafios e soluções sobre garantir os direitos e a segurança das crianças e adolescentes dentro dos abrigos.

“Nestes 11 dias de ações emergenciais de políticas públicas da equipe do governo municipal sebastianense, só temos a agradecer a confiança, a credibilidade e o acolhimento do povo rio-grandense. Muito ainda há que se fazer e nós sabemos das dificuldades enfrentadas diante de uma crise climática, mas a união do Brasil, a união de todos nós, técnica e humanitária, ajuda a população rio-grandense na reconstrução de seus bairros, cidades e estado” disse a servidora pública municipal, Priscilla de Carvalho.

Equipe sebastianense

Entre as frentes de ajuda humanitária ao Estado do Rio Grande do Sul, devido à catástrofe climática de fortes chuvas que atingiram 90% das cidades (441 de 497), nesta que já é considerada a maior tragédia climatológica do Brasil, a Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias de Governo (SEGOV), Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) e Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SEHAB), enviou, no dia 10 de maio, a equipe técnica de servidores públicos municipais para auxílio à população rio-grandense.

De acordo com a SEGOV, entre as ações emergenciais de políticas públicas da equipe do governo municipal sebastianense foram realizadas embasamento técnico para solicitação de aproximadamente R$ 35 milhões em auxílio ao reestabelecimento e reconstrução dos municípios afetados, controle de gestão e logística do Ponto de Arrecadação Oficial do Estado em Passo Fundo, Sistema Integrado de Informações sobre Desastre (S2ID) do governo federal, articulação política com as autoridades estaduais que visa a viabilização de informações com intuito de apoiar e acelerar a entrega de doações, entre outros.

 

#PraTodosVerem: fotos mostram equipe técnica da Prefeitura de São Sebastião, em reuniões de ajuda humanitária, nos municípios do Rio Grande do Sul. Fim da descrição.

Compartilhar

Arquivos