No Dia Mundial da Saúde Bucal, Prefeitura de São Sebastião registra avanços no atendimento

Crédito: Anna Paula | Pmss

Hoje, dia 20 de março, é celebrado ‘O Dia Mundial da Saúde Bucal’, criado para conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a higiene oral e a prevenção de problemas dentários.

Em São Sebastião, a cidade tem muito a comemorar; pois desde 2017, o município vem sendo marcado por muitos avanços dentro dos trabalhos da Diretoria de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde (SESAU) e Fundação de Saúde Pública  de São Sebastião (FSPSS).

A Diretoria de Saúde Bucal desenvolve suas atividades por meio de coordenadorias específicas especializadas, tais como a Coordenadoria do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO); Coordenadoria do Serviço de Urgência; Coordenadoria das Equipes de Saúde Bucal da Estratégia de Saúde da Família; Coordenadoria das Equipes de Prevenção e Coordenadoria de Almoxarifado.

Além da conquista da formação de todas estas coordenadorias, durante o ano de 2022, por meio da SESAU, iniciou-se o processo de construção do novo CEO do município. A previsão para entrega do prédio é no segundo semestre deste ano. A unidade está sendo instalada no bairro Varadouro.

Quanto aos Recursos Humanos, a FSPSS, baseada em estudos da Diretoria de Saúde Bucal, criou cargos para especialistas em odontologia; inclusive, com lançamento de edital para concurso público da FSPSS no início do ano de 2024.

Quanto aos serviços de urgência – realizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central, Enseada e Boiçucanga, no Hospital de Clínicas de São Sebastião – Costa Sul (HCSS-CS) – o atendimento funciona sete dias da semana na UPA Central, das 7h às 21h de segunda a quinta-feira, e das 7h às 19h de sexta a domingo.  Além disso, a assistência odontológica também pode ocorrer à distância, das 22h às 7h, de segunda a quinta-feira e das 19h às 7h de sexta a domingo, atingindo, assim, cobertura completa 24 horas por dia nos sete dias por semana.

O serviço de urgências também conta com uma unidade na Costa Sul, que, a partir do ano de 2023, passou a funcionar ininterruptamente, sete dias por semana, de forma presencial, das 7h às  21h de segunda a quinta-feira e das 7h às 19h de sexta a domingo. No local, também ocorrem atendimentos à distância, das 22h às  7h de segunda a quinta-feira e de 19h às 7h de sexta a domingo.

A Costa Norte também conta com o serviço, que foi transferido da Unidade de Saúde da Família (USF) Enseada para o Centro de Especialidades da Costa Norte no ano de 2023. No local, o atendimento odontológico funciona das 8h às 17h.

Um grande diferencial da Saúde Bucal de São Sebastião é a equipe de prevenção, responsável pelos procedimentos coletivos e preventivos itinerantes que complementam as ações da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Segundo a Secretaria de Saúde de São Sebastião, a meta da Diretoria de Saúde Bucal é estender a cobertura de atendimento em consonância com os princípios e diretrizes do SUS e a universalização do atendimento.

Os consultórios odontológicos foram totalmente removidos, seguindo recomendações de saúde pública da Política Nacional de Saúde Bucal. Os locais de referência para os atendimentos odontológicos são as unidades de saúde bucal das USFs.

Neste sentido, a intenção da manutenção das equipes de prevenção é a de manter um serviço de promoção, prevenção e diagnóstico precoce das patologias bucais, que, quando diagnosticadas durante as visitas nas escolas, são encaminhadas para a unidade de referência de saúde bucal.

As equipes de prevenção dão suporte a todos os territórios da Estratégia de Saúde da Família e trabalham de forma integrada, contando hoje com uma equipe descentralizadas que atua nas escolas do município, sendo elas: Costa Norte, Centro e Costa Sul.

Além deste serviço, a equipe também trabalha em outros espaços sociais, como: APAE e grupos de alta vulnerabilidade social, tais como Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Instituto de Longa Permanência Lar Vicentino e projetos sociais.

**Principais avanços na estrutura de saúde bucal**

1 CEO- Centro de Especialidades Odontológicas porte II e 1 Unidade Boiçucanga – funcionamento do Hospital de Clínicas de São Sebastião – Costa Sul (apêndice do CEO); 1 Unidade de urgência odontológica na Costa Norte (no Centro de Especialidades da Costa Norte).

1 Laborátório de Prótese, vinculado ao CEO.

Serviços de Urgência (1 UPA Central, 1 Unidade no Jaraguá (Especialidade) e 1 Unidade em Boiçucanga (HCSS- CS);

25 Equipes de Saúde Bucal da Estratégia de Saúde da Família cadastradas e 24 Equipes de Saúde Bucal da Estratégia de Saúde da Família em operação;

2 Equipes de Prevenção (1 Costa Sul, 1 Centro e 1 Costa Norte);

1 Setor de Almoxarifado Odontológico no Almoxarifado da Saúde e no Almoxarifado da FSPSS.

**Prêmios e destaques**

Em 2019, São Sebastião recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio Nacional CFO (Conselho Federal de Odontologia) de Saúde Bucal, na categoria 50.001 a 100.000 habitantes. O Prêmio Estadual classificou a cidade para concorrer à etapa nacional. Em 2018, o município ganhou o prêmio de Melhor Odontologia do Brasil.

No quadro de funcionários efetivos, a Prefeitura de São Sebastião conta com dois funcionários que hoje fazem parte de comissões em Brasília e São Paulo. O diretor de Saúde Bucal, Daniel Capítani, foi convidado pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) para compor uma das cinco vagas na Comissão de Saúde Bucal Coletiva do Estado de São Paulo.

O cirurgião dentista da Secretaria de Saúde de São Sebastião, Caio Cesar de Souza Loureiro, também faz parte da Comissão Intersetorial de Saúde Bucal (CISB) do Conselho Nacional de Saúde (CNS) de Brasília.

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra atendimentos odontológicos sendo realizados na cidade de São Sebastião. Fim da descrição

Compartilhar

Arquivos