São Sebastião reduziu gradativamente o total de partos de mães adolescentes (até 19 anos) nos últimos sete anos. Em 2017, o número de mulheres nesta faixa etária que deram à luz foi de 189. Em 2023, este número caiu para 106, o que representa uma redução de 43,9%.
Os números são do sistema de informações DataSUS, do Ministério da Saúde. Ele mostra que a queda no número de partos de adolescentes em São Sebastião foi caindo ano a ano, sendo de 141 em 2018; 138 em 2019 e 2020; 125 em 2021 e 105 em 2022.
O diretor de Atenção Básica da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), Paulo Henrique Ribeiro Santana, lembra que, neste período, a população do município aumentou, o que torna os números ainda mais relevantes.
Entre as ações realizadas pela atual gestão que impactaram neste indicador, segundo o diretor, estão a intensificação de atividades como palestras nas unidades de saúde e nas escolas, oficinas de capacitação dos profissionais, rodas de conversa, grupos operativos e visitas domiciliares.
“Todas essas estratégias foram importantes e geraram excelentes resultados, principalmente nos dois últimos anos”, comemora Paulo Henrique.
O secretário de Saúde e vice-prefeito de São Sebastião, Reinaldinho Moreira, explica que a redução de partos de mães adolescentes é uma grande preocupação na área da saúde pública, já que a gravidez nesta faixa etária, em grande parte dos casos, não foi planejada, podendo interromper estudos e planos de vida.
#PraTodosVerem: arte publicitária mostra a redução de partos de mães adolescentes (até 19 anos) entre 2017 e 2023 em São Sebastião; foto da barriga de uma gestante. Fim da descrição.