Créditos: Instituto Verdescola
ONG que apoiou pessoas desalojadas na região realiza, em parceria com a comunidade, cerimônia ecumênica, com a presença de líderes religiosos;
64 balões com sementes de girassóis serão soltos, homenageando as vítimas e suas famílias.Um ano após a tragédia climática que acometeu a Vila Sahy, em São Sebastião, devido às fortes chuvas no litoral norte de SP, o Instituto Verdescola realiza, em conjunto com a comunidade local, uma cerimônia ecumênica em memória às vítimas, reconhecendo a importância dos sobreviventes para a existência e a reconstrução da Vila Sahy. A ONG, que atua na região desde 2008, organizou junto com a comunidade o evento “A Vila Vive”. O ato acontece no dia 19 de fevereiro, das 17h às 18h, na sede do Instituto Verdescola, em parceria com a Associação de Moradores da Vila Sahy (Amovila). Ao todo, são esperadas cerca de 300 pessoas no encontro.
Líderes religiosos trarão um momento de comunhão e uma mensagem de esperança para a comunidade. Haverá ainda a apresentação de filmagens do bairro logo após a tragédia e no atual momento. O objetivo é mostrar a evolução da reconstrução da Vila Sahy nesses 12 meses.
Ao final, familiares e amigos das vítimas receberão vasos de girassóis, como sinal da força da população local no processo de reconstrução da Vila Sahy, além de 64 balões com sementes da mesma planta, que serão soltos na encosta onde ocorreram os deslizamentos, cada um representando uma vida perdida. A ideia é que o ato seja um símbolo de renovação para a comunidade.
“Para nós, vê-los aqui, seguindo em frente e reconstruindo suas vidas, é a nossa maior vitória. Poder ver o sorriso estampado no rosto das nossas crianças e jovens, novamente, é algo que nos motiva a continuar com o trabalho que fazemos”, afirma Maria Antônia Civita, fundadora e presidente do Instituto Verdescola.
Para Raquel de Oliveira, diretora-geral da ONG, o objetivo do evento é passar uma mensagem de apoio e respeito à comunidade. “Queremos trazer à memória o marco de um ano da tragédia como uma forma de resgatar toda a trajetória de esperança e garra que os trouxeram até aqui, mostrando que a Vila Sahy vive e inspira.”
|
O sentimento de perda ainda é latente para muitos na comunidade. Ademilton Pereira Santos, diretor social da Amovila, afirma que o luto é um lento processo de ressignificação. “Foi um ano muito difícil nas nossas vidas, tendo que lidar com a perda de muitos amigos e conhecidos no nosso dia a dia. Não foi fácil e não está sendo até hoje, mas com a força e união do nosso povo vamos realizar essa homenagem. Quero parabenizar todos os moradores da nossa comunidade pela força e união que demonstraram durante esse ano. A Vila Vive!”, complementa o diretor.
Para a comunidade, a cerimônia simboliza uma oportunidade de unir a Vila em prol de um sentimento em comum. Leideclere Siqueira da Silva, líder comunitária e assistente social, reflete sobre a importância do evento. “Optamos por uma cerimônia ecumênica, em respeito à diversidade de todas as famílias que perderam seus entes queridos e por uma comunidade mais unida. Com a tragédia, estamos em processo de entendimento e uma delas é o respeito. Com isso, estreitamos a amizade e o carinho entre as pessoas que estão recomeçando”, afirma a moradora da Vila Sahy há quase 20 anos.
Ato Ecumênico – “A Vila Vive”
- Público: Aberto à comunidade da Vila Sahy
- Data: 19/02/2024
- Horário: Das 17h às 18h
- Local: Instituto Verdescola
- Av. Marginal, 44 – Barra do Sahy – São Sebastião – SP | CEP: 11622-150
Sobre o Verdescola
Verdescola é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2005 e com atuação em São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo, desde 2008. Diariamente são atendidas cerca de 1.000 crianças, adolescentes e jovens de comunidades em situação de vulnerabilidade social. Em 2023, recebeu o título de Melhor ONG do Estado de São Paulo. Por seis anos consecutivos, 2018, 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023, o Instituto Verdescola é premiado como uma das 100 Melhores Ongs do Brasil.
Para conhecer um pouco mais sobre o Instituto Verdescola, acesse o relatório com as atividades desenvolvidas no último semestre.