O 1º Festival de Va’a Adaptado, organizado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (SEESP) e da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), foi realizado no último domingo (18), na Praia Grande (Balneário dos Trabalhadores). O evento contou com a participação de 30 pessoas e surgiu com o propósito de estimular a prática esportiva por pessoas com deficiência (PCD) no município.
Antes do início do trajeto, houve uma palestra com o atleta multicampeão de parava’a de São Sebastião e professor do Instituto São Sebá Va’a, Júlio Cézar Lima, que contou sobre suas conquistas na modalidade e os benefícios que o esporte trouxe.
“A canoa havaiana me proporcionou muitas oportunidades e me motivou a seguir sempre ativo. Tenho certeza que conseguimos deixar um legado com esse evento para promover uma maior inclusão no município. Tentamos incentivar as pessoas a conhecerem esse esporte apaixonante e a praticarem como um hobby ou até mesmo como uma profissão”, explicou Júlio.
De acordo com Júlio, a segunda edição do evento ocorrerá na Costa Sul. Para ele, essas ações futuras fazem parte do legado que esse evento deixará para todos.
O festival visa a promoção da acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência em eventos esportivos municipais.
Projeto São Sebá Va’a
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (SEESP), em parceria com o Instituto São Sebá Va’a, oferece vagas para aulas e treinos gratuitos de canoa havaiana para moradores e turistas da cidade. As atividades ocorrem às terças e quintas-feiras, às 7h e às 8h30, no Balneário dos Trabalhadores.
Os interessados em participar devem se inscrever no local das atividades, sem a necessidade de apresentação de documentos ou atestado médico. Não há limite de vagas ou de idade para participação nas vivências esportivas, porém, os menores devem estar acompanhados do responsável legal no ato da inscrição.
O projeto dispõe de quatro canoas e 11 professores voluntários que atendem aos alunos. O professor Júlio Cézar Lima conta que dentro da iniciativa existem formadores que são contemplados pelo Força Atleta e são atendidos aproximadamente 500 alunos, semanalmente, em três aulas diárias.
Programa
São Sebastião faz parte do programa Cidade Acessível do governo de São Paulo, que oferta aos municípios equipamentos e obras de acessibilidade voltadas à melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, através de parcerias que envolvem investimentos em diversas áreas, como esporte, lazer, infraestrutura, acessibilidade e educação.
#PraTodosVerem: fotos do 1º Festival de Va’a Adaptado de São Sebastião. Fim da descrição.