O Núcleo de Gerenciamento de Emergências (NGE) da Defesa Civil do Estado emitiu alerta para a passagem de uma frente fria que criará condições para pancadas de chuva de intensidade moderada a forte no Litoral Norte entre esta sexta-feira (19) e domingo (21).
Conforme o meteorologista da Casa Militar, Vitor Takao Suganuma, como há previsão de tempestades típicas de verão, o acumulado de chuva pode chegar na casa dos 180 milímetros entre a manhã deste sábado até a madrugada do domingo.
Na madrugada desta sexta-feira uma chuva forte, acompanhada de ventos, foi registrada em todo o município de São Sebastião. As equipes passaram o dia retirando árvores que caíram na Costa Sul e monitorando o morro na Rua Antonio Tenório dos Santos, no Itatinga.
“A Prefeitura realiza obras de contenção no local e o que ocorreu foi a descida de terra, mas nada de movimento de massa”, explicou Waguinho Barroso, coordenador municipal da Defesa Civil.
A Defesa Civil alerta para a importância da atenção às áreas mais vulneráveis, pois haverá risco de deslizamento, desabamento, alagamentos e enchentes e ocorrências relacionadas a descargas elétricas e vento forte.
Em São Sebastião, a Defesa Civil já está com as equipes de prontidão por conta do Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) e Plano de Contingência. Na Vila Sahy, epicentro da catástrofe de 19 de fevereiro de 2019, está instalada sirene que pode ser acionada diretamente do Centro de Operações Integradas (COI).
Em caso de urgência, o morador pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, o Corpo de Bombeiros no 193 ou a Polícia Municipal pelo 153.
#PraTodosVerem – Arte em cor laranja com informações sobre as condições do tempo. Imagens de árvores e ruas que receberam atenção da Defesa Civil. Fim da descrição.