Simulado de evacuação de área de risco chega à Vila Pernambuco, em Juquehy

Crédito: Elton Ramos e Jorge Mesquita | PMSS

O Simulado de Evacuação de Áreas de Risco chega, nesta sexta-feira (1º/12) à Vila Pernambuco, em Juquehy, na Costa Sul de São Sebastião. A ação visa atender moradores para que saibam como proceder no caso de emergência climática, principalmente na temporada das chuvas de verão.

O ponto de encontro será no Lava Rápido do Big, que fica na Rua Pernambuco. As 9h em ponto soará o alarme para informar a comunidade para sair de casa usando as rotas identificadas.

Nesse treinamento, participam as equipes da Defesa Civil, em parceria com colaboradores das secretarias de Segurança Urbana (SEGUR) com Polícia Municipal e Departamento de Trânsito, de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), de Educação (SEDUC), de Governo (SEGOV), de Saúde (SESAU) com a Zoonoses para recolher os animais, de Serviços Públicos (SESEP) e de Pessoas com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), além do Fundo Social.

Essa ação faz parte de uma série de sete simulados que serão realizados no município até o próximo dia 18 de dezembro. O primeiro dele foi nesta quinta-feira (30/11), em Boraceia, na Costa Sul, onde foram atendidas 51 pessoas de 38 famílias, sendo 37 adultos, 12 idosos e uma pessoa com deficiência.

O bombeiro civil Paulo Cezar Carvalho Souza, 64 anos, foi um dos primeiros a chegar no ponto de encontro, conta que assim que ouviu a mensagem foi ao local porque sua preocupação é com os alagamentos sofridos no bairro quando chove muito. “Vim saber como proceder melhor para não ter problema”.

Ele contou, ainda, que acompanha as obras de drenagem e pavimentação realizada em Boraceia pela prefeitura e aguarda ansioso o término para saber que o problema será eliminado. “Torço para que essas tubulações evitem novos alagamentos”.

Já na vanguarda, o frentista Jailson Pinheiro da Silva, 40 anos, questionou sobre a possibilidade de risco do mare avançar sobre o bairro e quais as alternativas. Ele foi respondido pelo coordenador da Defesa Civil, Wagner Barroso, que não há estudos científicos do país ser atingido por um tsunami. “Agora estou mais tranquilo”.

Conforme Wagner Barroso, esses simulados são menores, mas vão atender diretamente os moradores das áreas que tendem a ser mais afetadas em todos os cantos do município.

Ainda conforme ele, nesses bairros estão as Regionais Municipais, e os servidores da SESEP costumam ser os primeiros a chegar em áreas que precisam de rápida intervenção, “por isso a importância da participação desses servidores nos nosso simulados”.

O secretário de Governo, Luis Carvalho, representando o prefeito Felipe Augusto, destacou como sendo fundamental a participação dos moradores nesses treinamentos de forma que possam ser multiplicadores de informações para vizinhos, veranistas e turistas. “Sejam multiplicadores. Nossa cidade foi muito castigada em fevereiro. Essa foi uma experiência amarga, mas serviu para que nos preparássemos mais e sempre”.

Confira os locais dos simulados

1º de dezembro – (sexta-feira) – Juquehy

Rua Pernambuco – ponto de encontro no Lava Rápido do Big

6 de dezembro – (quarta-feira) – Boiçucanga – Tropicanga

Rua Arthur Leal – ponto de encontro no antigo campinho

7 de dezembro – (quinta-feira) – Maresias

Rua Caraguatá – ponto de encontro em frente à Escola Municipal (EM) Professora Edileusa Brasil Soares de Souza

13 de dezembro – (quarta-feira) – Topolândia – Olaria

Ponto de encontro Quadra do Olaria

14 de dezembro – (quinta-feira) – Morro do Abrigo

Travessas Timóteo e Viçosa – ponto de encontro no ponto final da Travessa Timóteo

18 de dezembro – (segunda-feira) – Canto do Mar – Chico Soldado

Ponto de encontro Escola Municipal (EM) Professora Joana Alves dos Reis

#PraTodosVerem: Moradores e servidores municipais durante realização de simulado em Boraceia. Fim da descrição

Compartilhar

Arquivos