Em dois dias, o Simulado de Evacuação de Áreas de Risco, atendeu cerca de 130 pessoas nas comunidades de Boraceia e Juquehy. Outros cinco serão realizados até o dia 18 de dezembro nos bairros Boiçucanga, Maresias, Olaria, Morro do Abrigo e Chico Soldado.
Essas ações vão ao encontro da Operação Chuvas de Verão 2023/2024, do governo do Estado, que começou a operar nesta sexta-feira (1º/12), e ao Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) que tem sua vigência de 1º de dezembro deste ano e vai até 31 de março de 2024.
No treinamento realizado na manhã desta sexta-feira, na Vila Pernambuco, em Juquehy, na Costa Sul, foram 41 famílias e 76 pessoas atendidas pelos serviços públicos da prefeitura, sendo 44 adultos, 22 crianças, seis idosos, duas pessoas com deficiência e dois adolescentes.
Quem chegou no ponto de encontro foi a dona de casa Bruna Francine Pereira da Silva Roldão, 28 anos, acompanhada de seu marido e quatro filhos com idades entre 12 e um ano.
Ela chegou à Vila Pernambuco há oito meses, vinda do interior de São Paulo, e achou muito importante a realização do simulado. “Eu que tenho filhos pequenos, achei importante essa preocupação dos órgãos públicos e mostra os perigos e a melhor forma de sair de casa sem risco, caso tenha alguma chuva forte”.
O exercício é organizado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Defesa Civil, em ação conjunta com colaboradores das secretarias de Segurança Urbana (SEGUR), de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), da Educação (SEDUC), de Governo (SEGOV), de Saúde (SESAU), de Serviços Públicos (SESEP) e da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), além do Fundo Social.
Representando a Defesa Civil, Ricardo do Santos reforçou que o trabalho do órgão é de cuidar da preservação de vidas. “Estamos cuidando das pessoas. Nossos agradecimentos a todos que participaram e à comunidade que entende a importância de estar preparada”.
Já o secretário de Governo, Luis Carvalho, representando o prefeito Felipe Augusto, e o vice-prefeito Reinaldo Moreira, também falou dessa política de preservar vidas e agradeceu às equipes presentes, especialmente à Defesa Civil,“gente valorosa de uniforme laranja que faz essas ações com amor, servindo as pessoas com aparatos da SEGUR para que a população se sinta segura”.
Confira os próximos locais dos simulados
6 de dezembro – (quarta-feira) – Boiçucanga – Tropicanga
Rua Arthur Leal – ponto de encontro no antigo campinho
7 de dezembro – (quinta-feira) – Maresias
Rua Caraguatá – ponto de encontro em frente à Escola Municipal (EM) Professora Edileusa Brasil Soares de Souza
13 de dezembro – (quarta-feira) – Topolândia – Olaria
Ponto de encontro Quadra do Olaria
14 de dezembro – (quinta-feira) – Morro do Abrigo
Travessas Timóteo e Viçosa – ponto de encontro no ponto final da Travessa Timóteo
18 de dezembro – (segunda-feira) – Canto do Mar – Chico Soldado
Ponto de encontro em frente à Escola Municipal (EM) Professora Joana Alves dos Reis
#PraTodosVerem: Moradores e servidores municipais durante realização de simulado em Juquehy. Fim da descrição.