A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Departamento de Pesca, da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), participou, na última sexta-feira (17), da inauguração do primeiro ponto de recebimento de resíduos retirados do mar. do programa ‘Mar Sem Lixo’, no Rancho dos Pescadores do bairro São Francisco.
“É um programa que visa fazer a retirada de todo o material que é coletado na rede de arrasto durante as atividades de pesca para que esse material seja trazido para o ponto de recebimento, onde é feita uma triagem, e enviado para a destinação correta”, afirma Flávio Queiroz, secretário do Meio Ambiente.
O projeto Mar Sem Lixo (MSL), desenvolvido pela Fundação Florestal, incentiva pescadores a transportarem lixos oriundos do mar para o continente, a fim de destiná-los corretamente (em pontos de recolhimento de resíduos), recompensando e reconhecendo o trabalho dos que já o fazem voluntariamente.
Segundo o vice-prefeito e secretário de Saúde do município, Reinaldo Moreira, “São Sebastião dá um passo muito importante na busca por um meio ambiente mais sustentável, protegendo nossos mares e gerando cada vez mais oportunidades porque o município precisa do nosso meio ambiente sempre em ordem”.
O evento de inauguração contou com a presença de representantes da Fundação Florestal, da Associação de Pescadores de Boiçucanga, da Colônia de Pesca Z1-4 e do Instituto de Pesca.
“Esse é um programa de reconhecimento do trabalho mensal que os pescadores já realizavam e agora eles têm um lugar onde podem fazer essa destinação correta dos resíduos. A parceria com a Prefeitura, com certeza será muito próspera”, afirma Sandra Leite, coordenadora do Programa Mar Sem Lixo.
Até o momento, 32 pescadores de arrasto já se cadastraram para participar do programa Mar Sem Lixo. Os cadastros poderão ser feitos no ponto de recolhimento dos resíduos, na tenda ao lado do Rancho dos Pescadores do bairro São Francisco.
“Lutamos para trazer o projeto para o município e é muito gratificante a concretização dele, destacando o reconhecimento do trabalho dos pescadores e incentivando os demais em relação ao cuidado com o meio ambiente, tão importante para a classe pesqueira. Ratificamos o nosso compromisso com os pescadores artesanais”, afirma Simone Monteiro, Diretora do Departamento de Pesca, Agricultura e Abastecimento da SEMAM
#ParaTodosVerem: Imagens da inauguração do ponto de recebimento de resíduos retirados do mar do programa ‘Mar Sem Lixo’, no Rancho dos Pescadores do bairro São Francisco. Fim da descrição.