Em razão do Dia do Rio, comemorado em 24 de novembro, a Divisão Socioambiental da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), realizará instalação de uma ecobarreira na foz do córrego Mãe Isabel, no bairro Topolândia, na região central.
A instalação ocorrerá na próxima terça-feira (21), às 14h, e o ponto de encontro será na Avenida Antônio Borges, próximo ao número 525. Toda a sociedade civil esta convidada a participar do evento que, além da instalação da ecobarreira, contará com palestras de educação ambiental sobre as áreas que são diretamente afetadas pela poluição no córrego Mãe Isabel.
Ecobarreiras são estruturas desenvolvidas para interceptar e reter resíduos sólidos presentes em corpos d’água, como rios e canais. Essa barreira é projetada para capturar, principalmente, materiais flutuantes, como plásticos e detritos, evitando que eles prossigam no curso da água. Ao fazer isso, elas desempenham um papel crucial na prevenção da poluição hídrica e na proteção dos ecossistemas aquáticos.
A ecobarreira a ser instalada no córrego Mãe Isabel foi feita pela equipe da Divisão Socioambiental da SEMAM, a partir de materiais recicláveis, como garrafas de água e redes de pesca.
#ParaTodosVerem: Imagem ilustra ecobarreira, ainda em fase de projeto, feita de materiais recicláveis e disposta sob uma mesa. Fim da descrição.