A Secretaria da Educação (SEDUC) da Prefeitura de São Sebastião participará, em 2024, do novo programa promovido pelo Sesi-SP denominado Programa Alfabetização Responsável (PAR). Seu intuito é auxiliar municípios a alfabetizarem as crianças na idade certa por meio da formação de professores e de novos recursos didáticos.
Representando a SEDUC, a secretária da Educação, Marta Braz, e a coordenadora de anos iniciais, Cacilda Rodrigues, prestigiaram a premiação da primeira edição do PAR, que ocorreu na última segunda-feira (13) no auditório da FIESP, e se aprofundaram no funcionamento do programa.
Parceria
O município de São Sebastião e o SESI-SP vêm estabelecendo uma parceria de sucesso, que desde 2022 beneficia os alunos da rede municipal de ensino.
O Programa Emergencial de Educação Pós-Pandemia Recompondo Saberes foi a primeira colaboração e teve como objetivo preencher as lacunas no processo de aprendizagem dos alunos causadas pelos impactos da pandemia.
Para isso, o SESI-SP disponibilizou, gratuitamente, a São Sebastião, uma formação para professores da rede municipal com atendimento por meio de analistas técnicos educacionais. Ao todo, foram realizadas 80 horas de formação com acompanhamento de resultados no atendimento presencial, direcionado às escolas.
Após a tragédia em São Sebastião, o município recebeu a doação de mil cadeiras e carteiras escolares, 50 bancadas, armários e 34 computadores para equipar laboratórios de informática e escolas afetadas pelas fortes chuvas.
Também foi disponibilizado para a cidade, pelos próximos dois anos, o Sistema Sesi de Ensino. O programa inclui uma proposta educacional abrangente, formação para professores e gestores das escolas da rede pública e doação de mais de 28 mil materiais didáticos.