O grupo de teatro Baobá, da Escola Municipal Professora Cynthia Cliquet Luciano, da Enseada, realizou sua estreia no 5º Festival de Teatro Adolescente “Vamos que Venimos Brasil”, realizado em Santo André (SP). Os estudantes se apresentaram na última terça-feira (14) e ficarão até sexta-feira (17) em uma imersão com diversas oficinas relacionadas ao teatro.
Na ocasião, os estudantes levaram a peça ‘Encontros Ancestrais’, a qual homenageia a escritora Conceição Evaristo. A obra já foi premiada no 14º Festival Estudantil de Teatro de São Sebastião (FestArt) nas categorias atriz destaque, texto adaptado, professor em cena, coletivo em cena, e conquistou o 2º lugar como espetáculo destaque.
A aluna Maria Luisa Rodrigues, 15 anos, contou como foi realizar a apresentação. “Para mim foi muito gratificante. E eu só tenho a agradecer, porque eu já apresentei duas peças, mas é como se fosse a primeira porque a emoção é única. A energia do palco é tão surreal que é viciante, você não quer parar”, disse a estudante.
O grupo é dirigido pela professora de Língua Portuguesa, Shirlei Rodrigues, e integra o projeto ‘Jovens em Atuação’, promovido pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC). Seu objetivo é possibilitar aos alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais o desenvolvimento de suas habilidades cênicas e o contato com o teatro.
Festival
Versão brasileira do festival criado na Argentina, o Festival de Teatro Adolescente ‘Vamos que Venimos’ é uma iniciativa artístico-pedagógica com uma programação intensa e gratuita que valoriza o protagonismo de artistas adolescentes, promovendo um espaço de encontro e incentivo ao teatro jovem latino-americano. Integra uma rede latino-americana de festivais, sendo esta a 5ª edição em nível estadual.