Desde o dia 17 de outubro, as Unidades de Saúde da Família (USFs) da Enseada, Itatinga, Boiçucanga e Juquehy 1 estão atendendo pacientes previamente agendados em horário diferenciado, de segunda a sexta-feira, das 17h às 21h.
Durante o primeiro mês de funcionamento do Programa ‘Saúde na Hora’, 1.563 usuários passaram por consultas com médicos e enfermeiros, e outros 388 com dentistas, totalizando 1.951 atendimentos durante o ‘terceiro turno’ nas quatro unidades de saúde.
O objetivo do horário estendido, segundo o vice-prefeito e secretário de Saúde, Reinaldo Moreira, é atender aos usuários que não têm condições de comparecer às consultas durante o horário regular de expediente, das 7h às 17h.
“A ampliação do horário e, consequentemente, da quantidade de atendimentos nessas unidades, que estão entre as USFs com maior número de usuários cadastrados, está ajudando a reduzir a demanda reprimida”, explica.
O diretor de Atenção Básica da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), Paulo Henrique Ribeiro Santana, explica que o programa também prevê a ampliação da cobertura da Estratégia de Saúde da Família (ESF), o fortalecimento da gestão na organização da Atenção Primária e a redução de custos em outros níveis de atenção.
“As quase 2 mil pessoas atendidas nesse primeiro mês de execução demonstram o sucesso do programa”, comemora o diretor.
#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra fachada das Unidades de Saúde da Família da Enseada e Boiçucanga e atendimento a usuários da rede municipal de saúde. Fim da descrição.