Arquivo do Estado promove 28º Encontro Paulista sobre Gestão Documental e Acesso à Informação

Crédito: Divulgação I PMSS

O Arquivo Público do Estado de São Paulo, realiza nesta quinta-feira (30), o 28º Encontro Paulista sobre Gestão Documental e Acesso à Informação. A participação pode ser de forma presencial ou on-line.

O evento é voltado, de forma gratuita, a prefeituras e câmaras municipais e visa reforçar o processo de implantação dos arquivos públicos municipais e dos instrumentos de gestão documental nos municípios.

Também tem por objetivo oferecer fundamentos legais e técnicos para a implementação de políticas de gestão documental e difusão e o efetivo cumprimento do direito de acesso à informação pública e do direito a proteção dos dados pessoais, conforme estabelecido na Constituição Federal e nas Leis Federais nº 8.159/1991, nº 12.527/2011 e nº 13.709/2018.

E com isso assegurar o direito essencial para o pleno exercício da cidadania, o controle das finanças e a transparência administrativa, bem como a preservação do patrimônio documental.

Aos interessados, as inscrições vão até esta quinta-feira no link https://www.arquivoestado.sp.gov.br/web/eventos/ler/index/28o-encontro-paulista-sobre-gestao-documental-e-acesso-a-informacao .

Na forma presencial, o encontro será na sede do Arquivo Público do Estado de São Paulo à Rua Voluntários da Pátria, 596, bairro Santana, em São Paulo. Quem optar pela forma on-line pode acessar o link https://www.youtube.com/arquivopublicosp

 

Confira abaixo a programação

 

10h – Abertura

Thiago Lima Nicodemo

Coordenador do Arquivo Público do Estado de São Paulo

10h30- Tema 1

O Sistema Eletrônico de Informações – SEI e os municípios

Renato Soares Bastos

Diretor do Centro de Assistência aos Municípios

Convidada: Stephany Gonçalves Ribeiro

Coordenadora do Departamento de Arquivo Geral da Prefeitura Municipal de São Vicente

Perguntas do público

11h30-Tema 2

Como institucionalizar o arquivo do município?

Carlos Corrêa Leite

Centro de Assistência aos Municípios

Convidado: Marcelo Damasceno

Chefe de Divisão de Arquivos da Prefeitura Municipal de Votuporanga

Perguntas do público

12h30 às 14h – intervalo para o almoço

 

14h -Tema 3

Como funciona a Comissão de Avaliação de Documentos?

Júlio Couto Filho

Centro de Assistência aos Municípios

Convidado: Davi Ferreira de Souza

Chefe de Núcleo do Arquivo Público e Presidente da CADA da Prefeitura Municipal de Leme

Perguntas do público

15h -Tema 4

Modelo de Planos de Classificação e Tabelas de Temporalidade de Documentos para as Administrações Públicas Municipais.

Rodrigo Fagundes Sardinha Benettão

Centro de Assistência aos Municípios

Convidada: Adelaine Cordeiro Ribeiro Féres

Gerente da Divisão de Patrimônio Documental da Prefeitura Municipal de Limeira

Perguntas do público

16h – Encerramento

Compartilhar

Arquivos