Balanço divulgado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) aponta que São Sebastião é a única cidade do Litoral Norte com desempenho positivo na contratação de empregados no ano de 2023.
Com o fechamento do mês de agosto, o município registrou 7.55 pessoas que tiveram a carteira assinada de janeiro até agosto e 7.086 desligamentos no mesmo período, o que gerou um saldo positivo de 469 vagas. Ubatuba ficou com saldo negativo de 499 vagas, Caraguatatuba 46 e Ilhabela 44.
Quando analisado apenas o saldo do mês de agosto, São Sebastião manteve a taxa positiva, sendo 805 pessoas admitidas de forma regular e 799 desligadas, saldo de seis vagas no mês.
O setor de serviços é o que tem se destacado, com 448 vagas abertas em agosto, e 408 fechadas, saldo de 40. Nos oito meses deste ano foram 4.323 vagas abertas, com 3829 desligamentos, mantendo saldo positivo de 494 vagas.
Já o setor de comércio teve a contratação de 202 pessoas e fechamento de 185 postos de trabalho, ainda gerando saldo de 17 vagas em agosto, enquanto a construção civil contribuiu com 1.024 vagas abertas, 1.002 desligamentos e saldo de 23 ao longo dos oito meses de 2023.
O diretor do Departamento de Emprego e Renda e responsável pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de São Sebastião, Afonso Vale, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), destaca que as empresas já estão se preparando para a chegada da alta temporada de verão, com montagens de estoques e contratação de mão de obra.
“São Sebastião vem se preparando muito na questão da infraestrutura, qualificação de mão de obras, recontratação de município. Vínhamos em uma pegada muito boa e a cidade não para. O governo Felipe Augusto não tem medido esforços para a reconstrução da cidade, com parcerias junto ao governo do Estado e eventos”.
#PraTodosVerem: setor de serviços é um dos que se mantém aquecido ao longo do ano. Fim da descrição