Na última sexta-feira (29), das 14h às 16h, a Câmara Municipal foi palco da apuração da eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Prefeitura de São Sebastião. Neste processo, 11 representantes dos trabalhadores foram eleitos após uma votação que ocorreu de 26 a 29 de setembro, abrangendo setores públicos da Costa Norte à Costa Sul. A eleição contabilizou um total de 643 votantes, dos quais sete votos foram registrados como brancos e nulos.
Foram eleitos como titulares: Vinícius Gonçalves da Silva Augusto/SESEP (nº 04), com 138 votos; Daniel Damasceno/SEDUC (nº 06), com 118 votos; Devanil Joaquim da Silva/SESEP (nº 05, com 94 votos; Rejane do Nascimento Alexandre/SEGOV (nº 09), com 83 votos; André Luiz Coutinho/SEGUR (nº 03), com 61 votos e Felipe Sarak/SESAU (nº 11), com 44 votos.
Para a suplência foram eleitos mais cinco servidores: Marco Aurélio dos Santos/SESEP (nº 02), com 32 votos; Marcos Roberto de Abreu Gonçalves/SEGUR (nº 07), como 21 votos; Carlos Marques Ferreira da Silva/SESEP (nº 08), com 20 votos; Michel da Ressurreição/SESEP (nº 01), com 19 votos; e Domingos Orlando/SESEP (nº 10), com 06 votos.
Após a eleição dos representantes dos trabalhadores, a comissão será completada com mais 11 indicados pela Prefeitura. O prefeito, Felipe Augusto, nomeia o presidente da CIPA e os eleitos pelos trabalhadores elegem o vice-presidente da comissão.
Após a eleição, os integrantes da CIPA receberão treinamento ministrado pela Divisão de Segurança do Trabalho. A posse da nova comissão será marcada posteriormente.
O processo eleitoral foi organizado pela Prefeitura, por meio da Divisão de Segurança do Trabalho do Departamento de Gestão de Pessoas, vinculada à Secretaria de Administração (SECAD).
Atribuições
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) possui diversas atribuições, incluindo o acompanhamento do processo de identificação de perigos e avaliação de riscos, além da implementação de medidas preventivas pela organização. Também é responsável por registrar a percepção dos riscos pelos trabalhadores, por meio do mapa de risco ou outras ferramentas apropriadas. Adicionalmente, a CIPA verifica as condições de trabalho e os ambientes laborais em busca de situações que possam apresentar riscos à segurança e saúde dos colaboradores.
Além disso, a CIPA elabora e supervisiona um plano de trabalho destinado a promover ações preventivas em relação à segurança e saúde no trabalho, participa do desenvolvimento e execução de programas relacionados a esses temas e acompanha a análise de acidentes e doenças associadas ao trabalho, propondo medidas corretivas quando necessário. Anualmente, promove a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), dentre outras atribuições.
#PraTodosVerem: fotos da apuração, na Câmara, da eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) de São Sebastião. Fim da descrição.