Nesta quinta-feira (10), equipes da Defesa Civil com seus voluntários e Núcleo Municipal de Defesa Civil (Nudec), Departamento de Trânsito e Secretaria de Governo (SEGOV), juntamente com o Departamento de Comunicação, realizaram a última vistoria nos locais do ‘Simulado de Evacuação de Áreas de Risco’, que ocorrerá no bairro de Toque-Toque Pequeno, no sábado (12), às 9h.
As equipes da Defesa Civil aproveitaram para fazer as demarcações das rotas de fuga e locais com risco de deslizamento. Também foram definidas as áreas de atuação e cada grupo, de onde serão ‘removidas’ as vítimas, bem como o ponto de encontro para a comunidade e o abrigo para onde todos serão levados para atendimento com equipes do social, habitação, entretenimento, entre outros.
“Lembrando que esse é um simulado para deixar a comunidade preparada para qualquer eventualidade de escorregamento de encostas ou alagamentos, características comuns no bairro”, explica o coordenador da Defesa Civil de São Sebastião, Wagner Barroso.
Faixas serão colocadas ao longo da Rodovia Dr. Manoel Hyppolito do Rego (SP-55) e algumas ruas do bairro, como Adinal Castilho Baptista e Eleodoro Marcelino de Matos, ponto de ônibus, abrigo na Escola Municipal Professor João Gabriel de Sant’Ana e Associação de Moradores de Toque-Toque Pequeno (Sapeque).
As vítimas serão atendidas pelas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (SAMU 192) e Corpo de Bombeiros, uma delas sendo levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) pelo helicóptero Águia da Polícia Militar, que fará o pouso no heliponto da Marinha, no Centro.
Já as secretarias municipais como Segurança Urbana, Educação, Pessoa com Deficiência e do Idoso, Esportes, Turismo, Meio Ambiente, Habitação, Saúde, além do Fundo Social, atenderão os moradores removidos de seus lares no abrigo da Escola Municipal Professor João Gabriel de Sant’Ana, definida como ponto de encontro.
#PraTodosVerem: Várias pessoas reunidas no bairro Toque-Toque Pequeno. Fim da descrição.