O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, recebeu, nesta quarta-feira (12), o secretário nacional de Pesca Artesanal do Ministério da Pesca e Aquicultura, Cristiano Ramalho, em reunião de trabalho que contou ainda com a participação de representantes dos pescadores do município.
Durante o encontro, o prefeito apresentou ao secretário algumas informações e imagens sobre os danos causados pelas chuvas de 19 de fevereiro, que deixaram um rastro de destruição e 64 mortes na cidade.
Ele também destacou a importância da união da Prefeitura com os governos estadual e federal no atendimento à população vítima da calamidade e no projeto de reconstrução da cidade, com a destinação de recursos, terrenos e construção de moradias para as famílias atingidas. Também falou dos investimentos feitos pela prefeitura, desde o início de sua gestão, de apoio aos pescadores.
O secretário afirmou que a visita a São Sebastião teve o intuito de reforçar os laços entre os poderes e assumir o compromisso de um diálogo constante e de acompanhamento das demandas da comunidade pesqueira. Ramalho disse que pretende retornar à cidade dentro de seis meses, destacando uma pré-agenda para outubro deste ano. Ramalho lembrou a recente criação da sua secretaria, antes vinculada à Secretaria Nacional de Pesca Industrial. “A comunidade caiçara é patrimônio cultural histórico dos povos das águas”, disse ele.
Os representantes dos pescadores elogiaram a disponibilidade de diálogo demonstrada pelo ministro. “Hoje é um fato histórico, com esta nova formatação de estratégia da Secretaria Nacional”, afirmou Raphael Cliquet Luciano, presidente da Colônia de Pescadores Z-14, de São Sebastião.
Após a reunião, o secretário participou, no Tebar Praia Clube, de encontro com representantes da pesca artesanal e movimentos sociais sobre “os obstáculos e potencialidades para alavancar a pesca artesanal no Litoral Norte de São Paulo”. O evento teve o objetivo de contribuir com a construção da Política Nacional da Pesca Artesanal.
Participaram da reunião, além do prefeito e do secretário nacional, o vice-prefeito e secretário de Saúde, Reinaldinho Moreira; o secretário da Gerência de Apoio do Litoral Norte, André Porto; representantes da Z-14, os secretários municipais Luís Carvalho (Governo), Flávio Queiroz (Meio Ambiente); a diretora do Departamento de Pesca, Agricultura e Abastecimento, Simone Monteiro; o presidente da Associação dos Pescadores de Boiçucanga, Ademil Matos; o presidente da Fazenda Marinha Cigarras, João Moraes, o vereador André Pierobon e pescadores do município que acompanharam a diretoria da colônia e associações presentes à reunião.
#PraTodosVerem: fotos da reunião entre o prefeito, Felipe Augusto, o secretário nacional de pesca artesanal do Ministério da Pesca e Aquicultura, Cristiano Ramalho, e representantes dos pescadores do município. Fim da descrição.