Integrantes das Forças de Segurança que participam do Gabinete de Gerenciamento de Crise, em São Sebastião, fizeram um alerta importante para o uso de drones nas chamadas áreas vermelhas, comunidades atingidas pela catástrofe de 19 de fevereiro, onde o fluxo de aeronaves é alto.
A preocupação é que esses equipamentos possam atingir os helicópteros e provocar um grave acidente. Segundo os comandos da Aeronáutica, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar, o tráfego na região é alto, os voos são mais baixos e equipamentos de pequeno porte não recebem alerta que se trata de uma área ‘no fly zone’.
Mas independentemente disso, eles frisam que existe regulamentação para voos de equipamentos com sistemas autorizados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que já recebem a informação sobre a proibição e travam nas áreas de segurança.
Ocorre que pessoas que usam o drone de forma mais recreacional acabam por fazer a sua utilização de forma errada e perigosa.
Reabastecimento de navio
Nesta sexta-feira (3), o navio da Marinha ‘Aeródromo Multipropósito Atlântico’, que está ancorado em Juquehy, na Costa Sul, segue para o Porto de Santos onde passa por reabastecimento de água, alimentação e combustível, além da troca de fuzileiros navais. De acordo com a Marinha, ele estará de volta na próxima segunda-feira (6).
A embarcação móvel permanece em Barra do Sahy, assim como o hospital de campanha. O navio serve de apoio aos fuzileiros navais e equipes de saúde que atuam em terra nas tarefas de desobstrução de vias; distribuição de materiais e gêneros alimentícios doados; atendimento médico no Hospital de Campanha; e equipe médica móvel em locais com acessos críticos.
As equipes das Polícias Civil e Federal continuam com as buscas por um morador que teria desaparecido na Baleia Verde, na Praia da Baleia.
A Prefeitura de São Sebastião tem informado a Defesa Civil Nacional sobre algumas obras necessárias para o início da reconstrução da cidade. Já foram feitas solicitações para a implantação de seis pontes, além de ações na Estrada Beira Rio, em Boiçucanga.
#PraTodosVerem: Representantes do Comitê de Gerenciamento de Risco durante reunião.