A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), realizou, no último final de semana, um Mutirão de Cataratas, nome popularmente conhecido para as cirurgias de facoemulsificação com implante de lente intraocular (LIO) dobrável. As cirurgias aconteceram no Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS).
O mutirão atendeu 58 pacientes da rede municipal de saúde, sendo 37 cirurgias realizadas no sábado (25) e 21 no domingo (26). Oito pacientes agendados entre os dois dias não compareceram.
O objetivo dessa cirurgia, de acordo com o médico oftalmologista Dr. Glauco Reis Gonçalves, coordenador da equipe médica que realizou o mutirão, é devolver a visão e, consequentemente, a qualidade de vida aos pacientes que devido à catarata (opacidade do cristalino), não conseguem mais enxergar com a qualidade de antes.
Ele explica que neste momento, devido à catástrofe que ocorreu na Costa Sul, foram atendidos apenas pacientes da região central e da Costa Norte. “No próximo mês, organizaremos outro mutirão cirúrgico priorizando os pacientes da Costa Sul”, disse o médico.
A mesma ação foi realizada em novembro passado, quando 20 pacientes foram atendidos.
#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra Mutirão de Cataratas realizado neste final de semana. Fim da descrição.