O projeto é desenvolvido por meio do Núcleo de Educação em Urgência do SAMU em parceria com a Faculdade de São Sebastião (FASS), a ação atendeu 18 escolas e cerca de 1.200 alunos, com a finalidade de instruir e conscientizar os alunos de escolas municipais e particulares a importância do serviço prestado a comunidade com intuito de diminuir a quantidade de trotes, e sobre as medidas necessárias para socorrer uma pessoa em situação de risco, enquanto a ambulância não chega,
Neste ano (2022), O Samuzinho na Escola contou com a participação do capitão Gabriel Zahora do Corpo de Bombeiros da cidade norte-americana de Fort Lauderdale, na Flórida, que esteve presente na EM Prof.° Dr. José Machado Rosa para esclarecer dúvidas dos alunos, além de interagir com a equipe que coordena o programa na unidade escolar.
Felipe Augusto, ressaltou aos estudantes no evento a importância dos aprendizados adquiridos durante o projeto. “Vocês aprenderam com quem salva as pessoas as regras e condutas básicas que uma hora vocês vão poder usar para também salvar alguém. E pra gente, que está na Prefeitura, é extremamente importante passar esse conhecimento pra vocês. Promover não só os conhecimentos que os seus professores transmitem, mas também as instruções que a saúde passou e que com certeza foi um dos maiores aprendizados na vida de vocês”.