Produtores de três projetos de cidadania do Litoral Norte, nas áreas de estímulo à leitura, cinema e audiovisual, são contemplados pela Escola de Ativismo
O filme “Marte Um”, indicado ao Oscar, será exibido na quarta-feira, dia 07 de dezembro, às 18h30 e na sexta-feira, 09 de dezembro, às 20 horas, o filme “A Mãe”, vencedor no Festival de Gramado, ocupa a tela do Espaço Cultural Circo Navegador. Ações de cidadania reconhecidas pela “Escola de Ativismo” ocorrerão entre os dias 21 de novembro a 17 de dezembro, com exibição da websérie Roda Cidadã, realização das Rodas de Conversa e CineClube, além da ampliação da Biblioteca dos Afetos.
Os artistas e produtores culturais do Litoral Norte, Thauany Mesquita, Rodrigo Pereira e Luciano Draetta, atenderão estudantes de comunidades periféricas, com atividades gratuitas dos projetos de cidadania apoiados pela “Escola de Ativismo”, com ações em prol da democracia. Os projetos acontecerão na cidade de São Sebastião, em escolas públicas e no Espaço Cultural Circo Navegador.
Filme Marte Um
No filme indicado para representar o Brasil no Oscar, uma família negra de classe média baixa, segue a vida entre seus compromissos do dia-a-dia e seus desejos e expectativas, mesmo com a tensão de um governo conservador que acaba de assumir o poder no país. Em meio a esse cotidiano, Tércia cuida da casa enquanto passa por crises de angústia, Wellington quer ver o filho virar jogador de futebol profissional, Eunice tem um novo amor e o pequeno Deivinho sonha em colonizar Marte. O filme foi premiado no Festival Internacional de Gramado (prêmio especial do júri, melhor filme, júri popular, melhor roteiro, melhor trilha sonora), OUTFEST – USA (prêmio de filme internacional), BLACK STAR FILM FESTIVAL – USA (prêmio de melhor filme), SAN FRANCISCO INTERNATIONAL FILM FESTIVAL – USA (prêmio do público). O diretor Gabriel Martins é cineasta, roteirista, montador e diretor de fotografia conhecido por seu trabalho na Filmes de Plástico, empresa que fundou em 2009 ao lado de André Novais Oliveira, Maurilio Martins e Thiago Macêdo Correia.
Filme A Mãe
Grande Vencedor do 29º Festival de Cinema de Vitória, “A Mãe” chega aos cinemas. Além do prêmio de Melhor Filme, para os júris oficial, popular e crítica, o longa também levou Melhor Diretor, para Cristiano Burlan; Melhor Interpretação, para Marcélia Cartaxo; e Melhor Fotografia, para André S. Brandão. Na Mostra Competitiva do Festival de Gramado, o filme recebeu os Kikitos de Melhor Atriz, para Marcélia; Melhor Direção para Burlan; e Melhor Desenho de Som, para Ricardo Zollner. Roteirizado por Burlan e Ana Carolina Marino, o longa tem ao centro Maria (Marcélia), uma mulher que procura seu filho que pode ter sido assassinado por policiais militares durante uma ação na vila onde moram, e ela embarca numa jornada em busca desse filho.
Escola de Ativismo
A Escola de Ativismo é um coletivo independente que existe desde 2011 com a missão de fortalecer grupos ativistas por meio de processos de aprendizagem em estratégias e técnicas de ações não-violentas e criativas, campanhas, comunicação, mobilização, e segurança da informação.
Abaixo, estão as 3 iniciativas que foram reconhecidas dentre todo o litoral norte pela Escola de Ativismo, que selecionou projetos de todo o Brasil para exercer práticas de defesa da democracia, dos direitos humanos e da sustentabilidade. E dentre os projetos escolhidos estão a exibição do Roda Cidadã, o Cineclube Sambaqui e a reabertura da Biblioteca dos Afetos. Estes projetos se cruzam, comunicam e fortalecem entre si de modo que um amplie a potência do outro.
Conheça mais sobre a Escola de Ativismo em: https://escoladeativismo.org.
Exibição da Roda Cidadã
A Roda Cidadã será realizada presencialmente em escolas municipais nos grupos do EJA (educação de Jovens e Adultos), entre os dias 21 de novembro e 12 de dezembro. Trata-se de uma websérie com 6 episódios que foi gravada na cidade de São Sebastião, pela Associação Felino, com apoio do Proac, com temas ligados à cidadania como: “Saúde na periferia na pandemia de COVID-19”; “Do Brasil que temos ao Brasil que queremos”; “Fascismo, o mundo não é idêntico a você”.
A websérie será exibida gratuitamente nas instituições educacionais municipais da cidade de São Sebastião. O intuito do projeto é fazer uma reflexão acerca da cidadania e da condição civilizatória em que vivemos no Brasil da atualidade. Analisar os Direitos Humanos diante da correlação de forças políticas conservadoras versus a aplicação da constituição e a manutenção da democracia. O projeto visa ampliar a capacidade de percepção do mundo, exercitando a cidadania e estimulando a emancipação. O proponente desse projeto é Luciano Draetta, que é roteirista, produtor e mediador das rodas de conversa, além de palhaço, mestre da cultura popular, ativista da cultura, produtor, curador e diretor artístico.
Cineclube Sambaqui
O Cineclube Sambaqui é um projeto de ação continuada que acontece desde 2018, e que busca trazer para o Litoral Norte títulos de sucesso e, dentro do possível, no período da temporada comercial nas grandes cidades.
O projeto realizará seis sessões, gratuitas, entre novembro e dezembro de 2022, para estudantes de ensino médio e EJA. Serão exibidos os filmes: Cabeça de Nego, A Felicidade das Coisas, Marte Um, Espero tua (re)volta, Entre Nós e o Mundo, Sem Asas e A Febre. As exibições ocorrerão nas unidades escolares e no Espaço Cultural Circo Navegador.
Além do seu caráter crítico, o cinema também é um dos principais veículos propagadores de representatividade das múltiplas identidades dos “Brasis” invisibilizados.
Os filmes selecionados abordam questões relacionadas à cidadania, direitos humanos, diversidade e cultura, explorando o potencial de ampliação da visão de mundo das pessoas. O proponente desse projeto é Rodrigo Pereira, produtor cultural, diretor cinematográfico e membro do Fórum de Cultura do Litoral Norte.
Biblioteca dos Afetos
A “Biblioteca dos Afetos” existe desde 2021, mas está passando por uma significativa ampliação com a vinda de mais de 200 novos títulos. Com um acervo diversificado, a biblioteca tem o intuito de realizar o exercício da democracia e estimular a autonomia de jovens e adultos sebastianenses, oferecendo a oportunidade de vivência da sua condição cidadã por meio da literatura. Após a sua reinauguração, a Biblioteca dos Afetos ficará aberta de segunda a sexta das 10h às 16h com a presença de uma articuladora cultural no espaço para auxiliar na busca dos livros que estarão disponíveis para consulta in loco. A proponente Thauany Mesquita é artista e produtora cultural.
O Espaço Cultural
O Espaço Cultural Circo Navegador está consolidado na cidade de São Sebastião e no Litoral Norte como Ponto de Cultura (reconhecido pela Lei Cultura Viva) e mantém programação continuada. Pelo espaço já passaram personalidades incríveis como Juçara Marçal, Doralyce, Bia Ferreira, Luedji Luna, Lenna Bahule e Kiko Dinucci, acesse o show de Juçara Marçal no link https://www.youtube.com/watch?
Quer apoiar o Circo Navegador? Ajude a manter esse projeto contribuindo na campanha de financiamento coletivo no www.apoia.se/CircoNavegador
SERVIÇO
Roda Cidadã
Reserva: pelo whatsapp 12-2101-8249
Data: agendamento prévio
Valor: grátis
Local: EJA (Educação de Jovens e Adultos) dos bairros: Juqueí, Boiçucanga, Maresias, Topolândia e Canto do Mar
Filme: Marte UM
Data: quarta-feira, 7 de dezembro
Horário: 18:30 horas
Valor: R$20,00
Reserva: pelo whatsapp 12-2101-8249
Classificação indicativa: 16 anos
Local: Espaço Cultural Circo Navegador – Rua Prefeito Mansueto Pierotti, 826 – Vila Amélia – São Sebastião – SP
Filme: A Mãe
Data: sexta-feira, 9 de dezembro
Horário: 20 horas
Valor: R$20,00
Reserva: pelo whatsapp 12-2101-8249
Classificação indicativa: 14 anos
Local: Espaço Cultural Circo Navegador – Rua Prefeito Mansueto Pierotti, 826 – Vila Amélia – São Sebastião – SP
Filmes: Sem asas e Entre Nós e o Mundo (exclusivo para escolas)
Data: quarta-feira, 14 de dezembro
Horário: 12:45 horas
Local: Espaço Cultural Circo Navegador – Rua Prefeito Mansueto Pierotti, 826 – Vila Amélia – São Sebastião – SP
Filmes: Cabeça de Nego, A Felicidade das Coisas, Espero tua (re)volta e A Febre
Data: pelo whatsapp 12-2101-8249
Local: unidades escolares
Biblioteca: Biblioteca dos Afetos
Data: segunda à sexta
Horário: das 10 às 16 horas
Valor: grátis
Agendamento: atendimento monitorado para grupos com agendamento prévio pelo whatsapp 12-2101-8249
Local: Espaço Cultural Circo Navegador – Rua Prefeito Mansueto Pierotti, 826 – Vila Amélia – São Sebastião – SP