Município também é destaque no Litoral Norte, ocupando a primeira posição
A Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) e de Planejamento (SEPLAN), comemora os resultados expressivos alcançados pelo município na geração de empregos nos últimos 12 meses. São Sebastião ocupa a 107ª posição no ranking nacional, com 3.234 empregos gerados em 12 meses, e é a primeira no Litoral Norte.
Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e da Previdência Social. O período analisado é de agosto de 2021 a julho de 2022. O ranking exclui as capitais, avaliando 5.543 cidades do país.
A SEPLAN monitora esses indicadores como parte do Plano Municipal de Desenvolvimento Integrado, instrumento de planejamento utilizado para o estabelecimento de diretrizes, projetos e ações às secretarias municipais para os próximos anos, integrando, por meio das ações, o desenvolvimento municipal.
A SEPLAN destaca, ainda, que os dados dos últimos 12 meses colocam São Sebastião como a segunda cidade do Estado de São Paulo acima de 80 mil habitantes que mais gerou empregos nos últimos 12 meses, proporcionalmente à população. No mesmo período, foram abertas 1.897 micro e pequenas empresas no município, segundo o Painel Mapa de Empresas do Ministério da Economia.
Destaques
Outros destaques de São Sebastião em relação à geração de empregos, apurados pela SEPLAN, são:
- Em julho, São Sebastião criou 102 vagas de emprego com carteira assinada, enquanto as demais cidades do Litoral Norte fecharam 25 postos de trabalho.
- Este ano, entre janeiro e julho, São Sebastião criou 1.458 vagas de emprego com carteira assinada; as demais cidades da região tiveram saldo negativo de 994 vagas, o que coloca São Sebastião como responsável por 100% dos empregos criados com carteira assinada em 2022 no Litoral Norte.
- Desde janeiro de 2020, São Sebastião é responsável por 64% das vagas de empregos criadas no Litoral Norte, com a abertura de 3.088 posto de trabalho no período. As demais cidades da região criaram 1.741 vagas de emprego.
Empregabilidade
A gestão dos empregos no município é feita pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), vinculado ao Departamento de Emprego e Renda.
Segundo a SEDES, entre os elementos propulsores da criação de empregos estão o investimento da gestão municipal em infraestrutura e eventos, fomentando o turismo. Em julho, a taxa de ocupação de hotéis e pousadas foi, em média, 45%, confirmando o aumento em relação ao mesmo período de 2021, quando foi de 33,30%.
O investimento em infraestrutura, como calçamento de ruas e vielas, especialmente na Costa Norte, incentivou munícipes a empreender, abrindo seu próprio negócio e se formalizando por meio do Microeemprendedor Individual (MEI).
As linhas de crédito do Banco do Povo Paulista, com taxas de juros de 0,35 a 1% ao mês, destinadas para pequenos empreendedores, também fomentou os novos negócios.
As obras também promoveram contratações na área civil, uma das que mais se destacou em 2022. Nas áreas de comércio e serviços, além de manter os postos de trabalho, São Sebastião gerou novos, aumentando a oferta de empregos.
Por fim, os cursos gratuitos oferecidos pelo Centro Integrado Profissionalizante (CIP), vinculado à SEDES, promoveram a qualificação da mão de obra com reflexos na empregabilidade do município.
#PraTodosVerem: arte publicitária informando que São Sebastião é destaque na geração de empregos nos últimos 12 meses. Fim da descrição.