Município de São Sebastião conquista Prêmio Internacional Passaporte Aberto
No último domingo (04), o município de São Sebastião conquistou o Prêmio Internacional Passaporte Aberto da Organização Mundial de Jornalismo de Turismo (OMPT), na categoria Empreendedor Turístico Comprometido, com o projeto Rota Caiçara. A cidade concorreu com países como México, República Dominicana e Peru.
Além disso, São Sebastião ganhou em 2º lugar na categoria Melhor Proposta Turística, com o Festival Gastronômico Caiçara.
Durante o 11º Congresso de Jornalistas e Profissionais de Turismo, realizado em 16 de agosto em São Sebastião, a OMPT anunciou os indicados para a 6ª edição do prêmio e São Sebastião foi finalista, concorrendo com 4 projetos em 3 categorias, como também, na Categoria Melhor Proposta Turística (Primeiro Hotel Lixo Zero do Brasil); e na Categoria Reconhecimento de Outros, com a Rota Caiçara.
A cerimônia de premiação aconteceu na cidade San Luis Potosí, no México, e o prêmio busca representar a necessidade de se viver em um mundo sem fronteiras onde prevaleça o respeito, a solidariedade e o livre acesso à informação, principalmente no ramo do Turismo.
Em 2019, o município foi finalista em três categorias e levou o prêmio como Melhor Destino Colaborador. Já em 2020 foi um dos cinco finalistas na categoria Turismo Responsável, concorrendo com lugares como Maldivas, Nova Zelândia, Uruguai, Argentina (Iguazu) e República Dominicana.
Sobre o projeto Rota Caiçara
O “Rota Caiçara” consiste em um passeio de barco de aproximadamente três horas de duração, com saída da praia de Boiçucanga, valorizando a cultura caiçara e criando estratégias para movimentar o turismo de base comunitária.
O trajeto percorre ainda pontos como o cerco flutuante – onde é explicada a arte da pesca que forma como um labirinto fixo no mar – e a Ilha dos Gatos, local escolhido pela família Rockefeller para a construção de uma casa na época da Segunda Guerra Mundial, e que até hoje abriga suas ruínas.
O projeto conta com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), e é divulgado internacionalmente por jornalistas de países como Argentina, Equador, Peru, Chile, Colômbia, Panamá, México, Costa Rica, República Dominicana, que participaram de press trips durante o 11º Congresso Internacional de Jornalista.
Sobre o Festival Gastronômico Caiçara
O Festival Gastronômico Caiçara de São Sebastião é realizado pela Prefeitura de São Sebastião e visa a valorização, salvaguarda e divulgação do patrimônio cultural, material e imaterial caiçara, bem como o fortalecimento das ações ligadas ao turismo cultural. O evento acontece anualmente, em celebração ao Dia do Caiçara e a Emancipação Político-Administrativa da cidade, em março. A edição 2022 foi um grande sucesso, somando 34 estabelecimentos participantes e mais de 1 milhão em vendas de deliciosas opções gastronômicas voltadas a culinária caiçara. Cerca de 25 mil pessoas passaram pelo festival durante os seis dias de evento.
#PraTodosVerem: imagens do troféu do Prêmio Internacional Passaporte Aberto; do projeto Rota Caiçara e do certificado da Organização Mundial de Jornalismo de Turismo (OMPT). Fim da descrição.
Fotos: Divulgação