A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), dentro das festividades comemorativas aos 386 anos de emancipação político-administrativa do município, celebradas em 16 de março, reforçou a campanha e-lixo, de logística reversa, onde resíduos eletrônicos são trocados por mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, cultivadas no Viveiro Municipal.
As ações da SEMAM foram realizadas em pontos estratégicos do município de Costa Norte a Sul, nos bairros Cigarras, São Francisco, Centro, Varadouro, Maresias, Boiçucanga e Juquehy.
Ao todo, foram recolhidos 84 objetos, como impressoras, videocassetes, celulares, pilhas, entre outros, e cerca de 40 mudas distribuídas.
A cada entrega, uma muda de árvore, com a guia de arborização e termo de adesão, comprovando a participação na campanha, foi liberado aos colaboradores.
Campanha e-lixo
É uma ação promovida pela SEMAM que consiste na logística reversa que incentiva a troca de resíduos eletrônicos (computadores, periféricos, baterias, pilhas, celulares, eletrodomésticos, entre outros itens, que não são mais utilizados), por mudas de árvores de espécies nativas da Mata Atlântica.
Uma vez coletado, o lixo eletrônico é encaminhado para o Instituto Nova Ágora de Cidadania (CRC INAC), que faz o recondicionamento do material, ou o descarte ecologicamente correto.
As mudas doadas vêm do Viveiro Municipal e são provenientes de compensação ambiental, exigidas em processos de autorização de supressão de árvores isoladas, regulamentados pela Lei Municipal nº 2.637/2019.
#PraTodosVerem: fotos mostram entregas de mudas de plantas nativas da Mata Atlântica a sebastianenses, durante a campanha e-lixo da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) da Prefeitura de São Sebastião. Fim da descrição.
Fotos: André Santos/PMSS