O coordenador e Secretário-Chefe da Casa Militar foi recebido pelo vice-prefeito, Reinaldo Moreira, secretários municipais e Defesa Civil do município
A Prefeitura de São Sebastião recebeu, nesta quinta-feira (17), a visita do Coronel PM Romanek (Alexandre Monclús Romanek), Secretário-Chefe da Casa Militar e atual coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, que veio à cidade com o objetivo de estreitar ainda mais a parceria com a Defesa Civil do município.
O coronel Romanek foi recebido pelo vice-prefeito, Reinaldo Moreira, pelos secretários Luis de Carvalho (Governo), Emerson Elias (Segurança Urbana) e pelo coordenador da Defesa Civil de São Sebastião, Ricardo Cardoso dos Santos. Também participaram da reunião: Fauzi Salim Katibe (Diretor do Departamento de Defesa do Estado de SP); Wander Vieira (coordenador de Proteção e Defesa Civil no Litoral Norte) e Carmem Soares (secretária do coordenador no Estado).
Na reunião, foi reiterado que a Defesa Civil de São Sebastião receberá, em abril, mais um veículo para a execução de seus trabalhos, uma camionete 4×2. No ano passado, a cidade já havia recebido um outro veículo.
O vice-prefeito, os secretários e o coordenador da Defesa Civil de São Sebastião agradeceram a segunda estruturação da Defesa Civil do município, com a destinação do segundo veículo, após a chegada do primeiro em 2021.
Reinaldinho e os demais representantes da prefeitura de São Sebastião destacaram o empenho do prefeito para que a Defesa Civil local fosse devidamente estruturada, recebendo investimentos em equipamentos, veículos, uniformes das mais diversas atividades desempenhadas, cursos e treinamentos. Também agradeceram todo o apoio recebido da Defesa Civil do Estado de São Paulo.
O novo coordenador destacou o reconhecimento da estrutura e do trabalho da Defesa Civil de São Sebastião. “Sabemos do trabalho executado. Essa é uma visita de cortesia, precisávamos ter esse contato para demonstrar a importância que damos à Defesa Civil da cidade e da região”. Destacou o coronel Romanek.
Já o coordenador de Proteção e Defesa Civil no Litoral Norte, Wander Vieira, também comentou a reunião e teceu elogios à Defesa Civil do município. “Essa reunião foi muito importante para reforçar o entrosamento entre a Defesa Civil de São Sebastião e Defesa Estado de São Paulo. São Sebastião é referência no Litoral Norte na parte de atendimento, treinamento e operacional”.
Certificado
Nesta quarta-feira (16), dia em que o município comemorou o seu 386º aniversário de emancipação político-administrativa (16), a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Defesa Civil, pertencente à SEGUR, foi condecorada com o Certificado de Resiliência, reconhecimento devido à adesão ao Programa Município Resiliente, vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR).
A convite da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, a Prefeitura recebeu o certificado no Auditório Ulysses Guimarães, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.
O Programa Município Resiliente se alicerça em uma série de indicadores usados para avaliar a gestão de redução de risco e de desastre das cidades, de acordo com o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), do Tribunal de Contas do Estado, do Programa Município Verde Azul (PMVA), da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e da Campanha Construindo Cidades Resilientes (MCR2030) da ONU.
O resultado é baseado na avaliação dos indicadores de 2019 e, conforme seu comprometimento com as diretrizes do programa, o município é reconhecido e certificado pelos seus méritos. Para receber tal titulação, a cidade adotou políticas e ações de redução de risco de desastre, em harmonia com o desenvolvimento sustentável.