Arte: DEPCOM/PMSS
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), informa que está prevista para os meses de maio, junho, julho e agosto a temporada de passagem das jubartes pelo canal de São Sebastião.
Durante esse período, a SETUR, em parceria com o Projeto Baleia Jubarte, o Projeto Baleia à Vista e o Instituto Argonauta, realiza uma campanha para promoção do turismo responsável de avistagem de baleias no município, instalando placas, totens e distribuindo materiais gráficos com as normas de observação de baleias em diversos estabelecimentos, de Costa Sul à Costa Norte da cidade, com o objetivo de educar e conscientizar os apreciadores.
A temporada de jubartes provoca aumento na busca por passeios voltados à avistagem de cetáceos, sendo uma boa alternativa para fomento do turismo na baixa temporada. Para mais informações, ligue para a Secretaria de Turismo: (12) 3892-2620.
Vale ressaltar que é de suma importância todos respeitarem as normas de avistagem, confira no site www.projetobaleiaavista.com.br/.
Reunião com o Instituto Baleia Jubarte
Na última quarta-feira (16), a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) e da Secretaria da Educação (SEDUC), realizou uma reunião com o presidente do Instituto Baleia Jubarte, Eduardo Camargo, e os membros José Truda, Sergio e Rafaela.
Na ocasião, foi dada a continuidade nas conversas iniciadas em 2020, alinhando sobre a temporada de passagem de baleias deste ano e de 2023. Foi também discutido sobre os meios de divulgação massiva com o intuito de promover o turismo responsável e a proteção ambiental, além da distribuição de material de apoio para a segurança das embarcações, capacitações técnicas (geral e exclusiva para barqueiros) e elaboração de ações de trabalho para 2022 e 2023.
“A SETUR sempre estará à disposição do Instituto Baleia Jubarte, visto que reconhecemos a importância das ações a favor do turismo e da preservação ambiental.”, ressaltou a Secretária de Turismo, Adriana Augusto Balbo.
Navio Ocean Warrior
Numa parceria entre a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), a Secretaria da Educação (SEDUC) e a Sea Shepherd, pela primeira vez no Brasil, o navio Ocean Warrior atraca no Porto de São Sebastião, para manutenção e visitação pública.
A embarcação, uma das dez da Sea Shepherd, organização internacional de defesa pela conservação marinha e com a maior frota privada de navios do mundo, ficará no Brasil por um mês. De acordo com a ong, o barco que protege baleias e outros animais marinhos foi adquirido para patrulha à pesca ilegal no Hemisfério Sul, e é registrado em Amsterdã, capital da Holanda, possuindo 50 metros de comprimento e nove metros de largura.
Os voluntários sebastianenses em terra vão recepcionar os visitantes na doca e as visitas serão guiadas pela tripulação do Ocean Warrior, com tradução simultânea. É obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação, em dia, contra a Covid-19. As visitações serão fechadas para escolas públicas da rede municipal de ensino, nos dias 22 e 23 de março.
#PraTodosVerem: arte gráfica com dados sobre a temporada de baleias no canal de São Sebastião. Fim da descrição.