Nesta quarta-feira (16), é comemorada a emancipação político-administrativa de São Sebastião, marcando os 386 anos da instituição do município. Em homenagem à data, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), promoveu uma série de atividades nas 67 escolas municipais para que os alunos pudessem celebrar a ocasião e conhecer um pouco mais sobre a história do município e sobre a cultura caiçara.
Berçários e creches apresentaram o tema aos alunos através de tarefas que promovem habilidades cognitivas e motoras, como atividades artísticas com o “Peixinho”, símbolo do município, colagem, pinturas (tinta, giz, lápis), reconto, dobradura, etc.
Entre as manifestações cívicas, houve apresentações do Hino de São Sebastião, inclusive executado pelo Coral de Libras da Escola Municipal (EM) Professora Cynthia Cliquet Luciano, na Enseada.
Em homenagem à tradição oral, professores promoveram contação de lendas da cidade de São Sebastião, e a E.M. Vilma Aparecida de Almeida, de Boraceia, iniciou um trabalho sobre a vida e a obra da Sra. Neide Palumbo, contadora tradicional de histórias caiçaras de São Sebastião.
Escolas participaram da visita monitorada no Centro Histórico, onde puderam aprender um pouco mais sobre as edificações do período colonial vivido pelo município.
“O trabalho desempenhado pelas nossas escolas durante as festividades em comemoração à emancipação político-administrativa de São Sebastião foi maravilhoso. Nossas turmas tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a sua própria história através de vídeos e rodas de conversa sobre a importância do município e da valorização da cultura local”, relata Marta Braz, secretária da Educação.
A SEDUC agradece o empenho, o carinho e o compromisso que todos os nossos funcionários e professores da rede municipal de ensino demonstraram ao celebrar o aniversário da nossa cidade.
#PraTodosVerem: fotos dos alunos em atividades e visitas relacionadas à comemoração da emancipação político-administrativa de São Sebastião. Fim da descrição.