Cidade não registrou nenhum caso de pessoa ou família desabrigada e desalojada
A prefeitura informou, no início da noite deste domingo (20), por meio da Defesa Civil, ligada à SEGUR (Secretaria de Segurança Urbana), que a chuva no município enfraqueceu e os locais com inundações, em especial na Costa Sul, começaram a ver os níveis das águas baixarem.
Com a melhora na situação, o fim de alagamentos em alguns locais, o Fundo Social iniciou a distribuição de produtos de limpeza, higiene e água potável às pessoas vítimas das chuvas, que atingiram São Sebastião neste sábado (19) e domingo (20).
De acordo com a Defesa, a informação, no final da tarde deste domingo (20), já era muito melhor que a do início do dia, quando o acumulado de chuva das últimas 12 horas chegou a 298 mm, superando a previsão de um acumulado de 200 mm para o período do sábado (19) à segunda-feira (21), situação que causou as enchentes e exigiu atuação das equipes da Prefeitura e parceiros que fazem parte do PLAMCON (Plano de Contingência da Defesa Civil).
O órgão reiterou, no início da noite, a informação de que a cidade não teve nenhum caso de pessoa ou família desalojada ou desabrigada. As áreas que sofreram com inundações são trechos de bairros como Baleia Verde, Barra do Sahy, Barra do Una (Vila dos Mineiros) e Juquehy, que já registravam situação melhor durante a tarde. Não houve registro de nenhuma outra significativa ocorrência.
Segundo a Defesa Civil, a expectativa para a segunda-feira (21) é de redução do volume de chuva. A Defesa Civil, a SESEP (Secretaria de Serviços Públicos); demais secretarias e órgãos envolvidos no PLAMCON, seguem monitorando todo o município. Desde sábado (19), a Defesa Civil do município havia entrado em estado de atenção, devido ao alerta de chuvas intensas na região.
Atenção às famílias
O Fundo Social de Solidariedade, que junto com a SEDES (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social), também faz parte das equipes do PLAMCON, começou a distribuição de produtos de limpeza, higiene e água mineral da campanha, iniciada neste domingo para fazer doações às famílias atingidas pela mudança climática.
Os donativos devem ser entregues nas regionais municipais da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP), das 8h às 17h ou na sede do Fundo Social, Rua Capitão Luiz Soares, 33, Centro, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.
Arrecadações em domicílio na Região Central, têm agendamentos pelos telefones (12) 3892-4991 e (12) 3892-5560, Costa Norte (12) 3861-2704.
Alerta
A Defesa Civil reforça para que a população fique atenta a áreas de risco, pois os acumulados dos últimos dias podem tornar o solo muito úmido e propiciar deslizamentos, desabamentos, alagamentos, quedas de árvores e desabamentos de muros.
A administração municipal orienta à população que mantenha atenção à topografia do solo e, caso repare deslocamento de terra ou possível desastre, deixe o local de risco e entre em contato pelo 199.
Outros telefones de emergência são:
Polícia Municipal: 153
Polícia Militar: 190
SAMU: 192
Corpo de Bombeiros: 193
#PraTodosVerem: fotos de equipe do Fundo Social distribuindo produtos de limpeza, higiene e água às pessoas vítimas das chuvas, na Costa Sul. Fim da descrição.