A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Departamento de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) e da Diretoria de Atenção Básica e Administrativa da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), implementou o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) em nove Unidades de Saúde da Família (USFs). Receberam a melhoria as USFs Jaraguá I e II, Canto do Mar, Enseada I e II, São Francisco, Pontal da Cruz, Centro e Barequeçaba.
Esta semana, as USFs I e II de Maresias, que estão com a infraestrutura montada, receberão o sistema. A previsão é de que até julho toda a rede de Atenção Primária esteja com o PEC em funcionamento.
O PEC é um sistema de informatização do Sistema Único de Saúde (SUS) que fornece dados clínicos e administrativos sobre o fluxo de atendimento aos cidadãos. Possibilita a visualização imediata das informações de um usuário, mesmo quando atendido em uma unidade de saúde diferente da que está cadastrado. O histórico de comorbidades, medicamentos que utiliza, diagnósticos e tratamentos, entre outros, fica disponível ao profissional que o atender em toda a rede básica.
A implantação dos prontuários já apresenta resultados, pois agilizou o atendimento, a triagem e melhorou a qualidade das informações de produção das USFs onde estão funcionando.
Outro resultado esperado é que o novo sistema ajudará a melhorar os indicadores da saúde em atenção básica, proporcionando uma ferramenta eficiente no planejamento da saúde preventiva da população.
#PraTodosVerem: foto de implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) em Unidade de Saúde da Família (USF) de São Sebastião. Fim da descrição.