domingo, 17 de outubro de 2021

Visitadoras do Programa Criança Feliz desenvolvem atividades lúdicas no mês da criança

Crédito: Divulgação

Entre os projetos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Prefeitura de São Sebastião está o Programa Criança Feliz, que este mês, desenvolve atividades lúdicas com crianças de 77 famílias dos bairros da Costa Sul do município, cadastradas no Cadastro Único.

A equipe, formada por sete visitadoras, diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) acompanhou as famílias em situação de vulnerabilidade social, através das redes sociais, e as visitas domiciliares, seguindo os protocolos sanitários e a campanha de vacinação contra a doença retornaram em comemoração ao Dia da Criança, celebrado em 12 de outubro.

As colaboradoras confeccionaram brinquedos feitos de materiais recicláveis, jornais, revistas, garrafas pets, plásticos, entre outros, que serão entregues as crianças atendidas pelo programa.

Segundo a SEDES, a elaboração desses brinquedos favorece a conscientização, criatividade, imaginação, viabilidade, e conceitos como cooperação, troca de interações sociais e respeito mútuo, além de ressaltar a importância da preservação ambiental.

Ainda de acordo com a secretaria, o brincar contribui para que a criança se torne um adulto eficiente e equilibrado, já que desenvolve, durante a infância, sentimentos e habilidades, como curiosidade, autoconfiança, autonomia, linguagem verbal e corporal, concentração e atenção.

Programa Criança Feliz

O Programa Criança Feliz é uma ação do Governo Federal, instituído por meio do decreto nº 8.869/2016, de caráter intersetorial, com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. O Programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares que buscam envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.

O programa atende a gestantes, crianças de zero até seis anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família; e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar, em razão da aplicação de medida de proteção prevista no artigo 101 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990, e suas famílias.

O objetivo do Programa Criança Feliz é promover o desenvolvimento humano, a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância; apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais; colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade; mediar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e das suas famílias a políticas e serviços públicos de que necessitem; e integrar, ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias.

O município de São Sebastião integra o programa. Mais informações podem ser obtidas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Boiçucanga, Rua Sargento Felisbino da Silva, 200. Telefone: (12) 3865-1527.

 

#PraTodosVerem: foto mostra as visitadoras do Programa Criança Feliz da Prefeitura de São Sebastião, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Fim da descrição.

Arquivos