A partir desta quinta-feira (23), as gestantes consideradas de alto risco residentes na Costa Sul passarão a ter como referência para a realização do pré-natal o Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAMA) – Unidade Costa Sul, que funciona dentro do Hospital de Clínicas de São Sebastião – Costa Sul (HCSS-CS), em Boiçucanga. Dessa forma, não precisarão mais se deslocar até o Centro de Saúde II, no Centro, para a realização do serviço.
Os atendimentos com ginecologista obstetra acontecerão às quintas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde, totalizando 16 pacientes por dia. Levantamento feito pelo CIAMA Costa Sul apontou que existem atualmente cerca de 70 gestantes de alto risco na região.
Os encaminhamentos são feitos pelas Unidades de Saúde da Família (USFs) no início do atendimento de pré-natal, momento em que a gestação é identificada de alto risco. Quando a gestante apresenta comorbidades como diabetes, pressão alta, histórico de aborto ou idade a partir de 35 anos, por exemplo, é encaminhada ao serviço especializado.
Uma gestação é considerada de alto risco quando há chances de complicações na gravidez ou no parto que representem perigo para a mãe, para o bebê ou para os dois. Nestes casos, o acompanhamento médico durante o pré-natal deve ser intensificado e detalhado.
#PraTodosVerem: Foto da fachada do Hospital de Clínicas de São Sebastião – Costa Sul (HCSS-CS), em Boiçucanga. Fim da descrição.