Para receber a vacina, é necessário apresentar carteira de vacinação, documento com foto e comprovante de vacinação contra a Covid-19
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), reforça que a vacinação contra a gripe (Influenza) está aberta para toda a população.
A campanha ocorre nas Unidades de Saúde da Família (USFs) do município, das 8h às 16h30, de segunda a sexta-feira. É necessário levar a carteira de vacinação, um documento com foto e comprovante de vacinação contra a Covid-19, caso já tenha se imunizado.
Importante: é necessário aguardar 15 dias entre as vacinas Influenza e Covid-19. Se você tomou uma delas, respeite o intervalo para receber a outra.
Vacinados
Até o dia 11 de julho, 16.825 doses de imunizante contra a Influenza haviam sido aplicadas em São Sebastião, correspondendo a uma cobertura vacinal de 52,2% da população.
Na primeira fase, iniciada em 12 de abril, foram vacinadas crianças de seis meses a menores de seis anos (4.807 doses aplicadas, o que corresponde a 58,7% da meta); gestantes (514 doses, 57,7% da meta); mulheres que deram à luz recentemente – puérperas (81 doses, 53,4% da meta); indígenas (434 doses, 100,5% da meta) e profissionais da saúde (1.223 doses, 68,9% da meta).
Na segunda fase, iniciada em 11 de maio, foram vacinadas pessoas de 60 anos ou mais (6.484 doses, equivalente a 61,1% dessa população no município) e professores das redes pública e privada de ensino (486 doses, 48,3% da meta).
A terceira fase, iniciada em 9 de junho, foi voltada a pessoas com comorbidade (2.127 doses aplicadas, equivalente a 39,6% dessa população); pessoas com deficiência (15 doses, 0,6% da meta); caminhoneiros (3 doses), trabalhadores de transporte coletivo (5 doses), e das forças de segurança e salvamento (67).
Na população geral, público contemplado a partir de 5 de julho, foram aplicadas 557 doses da vacina.
Mais uma arma contra a Covid-19
Imunizar-se contra a Influenza é uma forma de ampliar as defesas do organismo e de proteger o sistema respiratório – parte do corpo afetada tanto pela Covid-19 quanto pela gripe. Isso porque o vírus Influenza, assim como o coronavírus, pode comprometer as vias respiratórias e gerar uma Síndrome Respiratória Aguda Grave.
Ao se vacinar, a pessoa diminui a probabilidade de contrair uma gripe e de precisar de atendimento médico – o que desafoga a assistência hospitalar e permite que haja maior atenção dos profissionais da saúde aos casos de Covid-19.
#PraTodosVerem: ilustrações com o número de pessoas vacinadas contra Influenza e percentual correspondente da meta de imunização. Fim da descrição.