A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) e Secretaria de Obras (SEO), está construindo um rancho de pescadores na praia de Cigarras e ampliando o rancho da praia de Boiçucanga. Em Cigarras, a obra está mais de 22% executada, com a implementação da rede elétrica, hidráulica e o revestimento em andamento. Em Boiçucanga, estão em execução a alvenaria e estrutura do mezanino, correspondendo a mais de 5% do total.
As obras integram um projeto com outros três ranchos que serão construídos na praia Paúba e o rancho de Maresias, concluído e entregue em maio deste ano. Ao todo, estão sendo investidos aproximadamente R$ 690 mil para ampliação do número e melhorias das estruturas já existentes.
Outros quatro ranchos de pescadores foram reformados e reinaugurados pelo Governo Municipal: um na praia de São Francisco, em 2019; o Rancho dos Fortunatos, na Praia da Figueira; dos Pararangas, em Porto Grande; e “Joaquina Peixoto de Oliveira”, na Enseada.
Eles são padronizados com piso de concreto, esteio de madeira maciça, alvenaria de entorno de até 1 m com fechamento de madeira treliçada até o telhado, coberto com telha de cerâmica. Além dos ranchos municipais, ainda existem, ao longo da cidade, mais 22 ranchos particulares, construídos nos fundos das propriedades caiçaras e em faixa de marinha.
#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra obras em rancho de pescadores na praia de Cigarras. Fim da descrição.