O município de São Sebastião foi selecionado nos programas Circuito SP Online, Revelando SP Online e os Programas de Capacitação Revelando SP e Mais Gestão SP, realizados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
As ações integram o Programa Juntos Pela Cultura, que em 2021 recebeu recorde de inscrições, sendo registrado, em menos de um mês, o total de 2.612 propostas inscritas de municípios e artistas, número 124% maior em relação a 2020.
O Circuito SP Online promove a difusão artístico-cultural descentralizada, por meio da realização de atividades online de arte e cultura, com profissionais de comprovada relevância no cenário cultural. Está previsto para acontecer a partir de agosto de 2021 na Plataforma #CulturaEmCasa, em canais do Programa e em canais do município.
Já o Programa de Capacitação Revelando SP visa qualificar e colaborar para o desenvolvimento da atividade econômica e da sustentabilidade de artesãos e culinaristas responsáveis pela produção e comercialização de produtos de origem artesanal que valorizem as tradições culturais dos municípios e regiões do Estado de São Paulo. Foram selecionados os projetos dos artesãos locais Lindomar dos Santos e Maria Aparecida Ivanov, além da culinarista Angélica Oliveira de Souza.
O Programa Mais Gestão SP consiste em um conjunto de atividades formativas que visam auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas para a economia criativa, com foco na organização e articulação de uma rede estadual de gestores culturais públicos para colaboração e impulsionamento de projetos e práticas dentro desta temática.
Para o Revelando SP Online, a Fundass inscreveu 12 projetos, limite máximo de inscrições, e destes, 7 projetos foram contemplados. A atividade visa valorizar a cultura tradicional paulista e acontecerá a partir de novembro de 2021. A cidade será representada pelas caiçaras Angélica Oliveira de Souza e Maria Amélia dos Santos, na categoria Culinária; os artesãos Nelson dos Santos, Lindomar dos Santos, Jomar Moura, Marisia de Morais, Veneranda Teixeira de Almeida, Aurora dos Santos, Noemi de Mattos, Janice Teixeira e Cida Ivanov, na categoria Artesanato; a Aldeia Indígena Rio Silveiras (Coral), o Fandango, com os artistas Arlindo de Matos, Luzia Prado, Lavina de Mattos, Daniel Navarro, Matheus dos Santos Moraes e Roberta Cabelini, e Contação de Histórias, com os caiçaras Neide Palumbo, Lavina de Mattos, Sebastião Salomão e Geraldo de Buta, na categoria Manifestações Artísticas.
Além dos quatro editais contemplados, São Sebastião está na lista de cidades suplentes selecionadas para a Virada Cultural Online.
#PraTodosVerem: Imagem das mãos de um artesão fazendo trançado com taboa. Fim da descrição.