A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde (SESAU), identificou dois casos positivos e quatro suspeitos de Chikungunya em Boiçucanga. Para evitar a propagação da doença no bairro e município, equipes da Saúde estão tomando providências para o isolamento e limpeza da área, mas pedem colaboração da população.
A febre Chikungunya é uma infecção causada pelo vírus de mesmo nome que provoca sintomas como aumento na temperatura corporal, mal-estar, fadiga, dores de cabeça, musculares e nas articulações. Às vezes, esses sintomas persistem por meses ou até mais tempo.
Para conter a doença, o Departamento de Vigilância em Saúde recomenda combater o criadouro do vetor, o mosquito Aedes aegypti, mesmo transmissor da Dengue e Zika, que se reproduz em água parada.
Os munícipes, especialmente residentes em Boiçucanga, devem limpar os quintais; evitar acúmulo de lixo; manter reservatórios tampados; colocar areia em pratos embaixo de vasos de plantas; limpar calhas; não guardar garrafas, pneus ou vasilhames em lugares expostos à chuva ou sujeitos a formar poças.
Ao apresentar os sintomas, que podem se confundir com gripe ou dengue, a pessoa deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima à sua casa, para diagnóstico e tratamento.
#PraTodosVerem: foto do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Chikungunya, Dengue e Zika. Fim da descrição.