Estimativa é que os serviços odontológicos estejam totalmente integrados até o final do ano
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS) e Diretoria de Saúde Bucal está em processo de implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC).
O projeto piloto ocorre em cinco unidades – Equipe de Saúde Bucal (ESB) – que estão inseridas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de São Sebastião, sendo ESB Barra do Una, Barequeçaba, Morro do Abrigo, São Francisco e Canto do Mar.
O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do Sistema e-SUS Atenção Básica, Ministério da Saúde, Governo Federal é um software onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas, no contexto da Unidade de Saúde da Família (USF), tendo como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento ao cidadão realizado pelos profissionais de saúde.
O PEC é uma solução gratuita, desenvolvida e disponibilizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, capaz de otimizar o fluxo de atendimento das USFs, além de apoiar o processo de coordenação e cuidados ao munícipe feito pelas Equipes de Atenção Básica.
Atualmente, um dos grandes desafios da Atenção Básica é o cadastro dos moradores. Sob a responsabilidade das equipes de AB, o PEC conta com um módulo ‘cidadão’, totalmente integrado ao Cartão Nacional de Saúde (SUS), que permite a manutenção desses cadastros, tanto para os atendidos eventualmente na UBS, como para os acompanhados pelos profissionais das equipes.
A informatização desses processos nas UBSs trará vários benefícios, tais como, acesso rápido às informações de saúde e intervenções realizadas; melhoria na efetividade do cuidado e possível redução de custos com otimização dos recursos, ou seja, uma série de vantagens a gestores, profissionais de saúde e aos cidadãos sebastianenses.
O projeto piloto nas cinco unidades será de experiência aos profissionais de linha de frente, gestão municipal e munícipe.
Segundo a Prefeitura, o objetivo é que os serviços odontológicos estejam totalmente integrados nas 24 Unidades de Saúde Bucal e Centro de Especialidades Odontológicas até o final de 2021.
#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra ilustração do prontuário eletrônico do cidadão e paciente em tratamento odontológico. Fim da descrição.