A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), lançou a Central da Vacina, link disponível no site da administração municipal para cadastro de pessoas com comorbidades. Inicialmente, serão atendidos os grupos prioritários de 55 a 59 anos, mas o cadastro de pessoas de 50 a 54 anos com comorbidades também está aberto, para facilitar a vacinação no futuro. O objetivo é identificar onde as pessoas com comorbidades estão localizadas, facilitando a organização da vacinação contra Covid-19.
Para se cadastrar, basta acessar www.saosebastiao.sp.gov.br/vacina e preencher as informações pessoais, de contato e localização solicitadas, além da comorbidade. Na sequência, a equipe de Saúde entrará em contato para agendamento. É preciso residir em São Sebastião para participar dessa ação.
Doses remanescentes
A Central da Vacina agregou o link para cadastro de sebastianenses interessados em receber as doses remanescentes contra Covid-19, disponível no site da Prefeitura desde meados de abril. O objetivo do cadastro é evitar perdas da vacina no município, uma vez que os frascos são multidoses (em geral, envasados com 10 aplicações) e, após aberto, o imunizante tem um período de validade de poucas horas.
Ao final do expediente de uma etapa da campanha, é possível que tenha restado quantidade de vacina suficiente para aplicar em uma ou mais pessoas que, necessariamente, não pertençam ao grupo prioritário em vigor.
Uma vez que haja dose remanescente disponível, a Divisão de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde (SESAU), entrará em contato com o cadastrado. Neste momento, o critério de avaliação de prioridade será feito pela idade – as pessoas mais velhas terão preferencial.
O cadastro não é garantia de aplicação da vacina.
#PraTodosVerem: ilustração sobre cadastro de pessoas de 50 a 59 anos com comorbidades via Central da Vacina. Fim da descrição.