Operação Praia Segura de 2020-2021 salvou cerca de 30 vidas a mais do que no ano anterior
O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, recebeu nesta segunda-feira (10), do comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMAR) do Litoral Paulista, tenente coronel Igor Sergei Klein, o relatório da Operação Praia Segura 2020-2021, que ampliou em 13% o número de salvamentos de pessoas por afogamento em relação ao ano anterior. Na reunião, o prefeito e o comando demonstraram intenção na ampliação da parceria.
Essa parceria entre a Prefeitura de São Sebastião e o Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMAR), de acordo com o balanço da Operação Praia Segura de 2020-2021 resultou em um aumento de aproximadamente 13% no número de salvamentos de pessoas por afogamento em relação à operação do ano anterior. Foram 277 vidas salvas em praias sebastianenses e três óbitos registrados nos meses de dezembro de 2020 a março de 2021. Na Operação 2019-2020, foram 243 salvamentos e quatro mortes. Apenas no mês de janeiro, alta temporada, 135 vítimas de afogamento foram resgatadas pelos guarda-vidas, enquanto em fevereiro de 2021 foram 60 vítimas resgatadas.
O coronel Igor Klein, que na reunião com o prefeito esteve acompanhado do capitão João Batista de Castro Rapaci, comandante do GBMar do Litoral Norte, e a tenente Érica Ramalho de Macedo, comandante do GBMar em São Sebastião, agradeceu o apoio da administração e manteve tratativas sobre ampliação da parceria.
O comando do GBMar atribuiu a redução do número de óbitos e o aumento do número de salvamento ao trabalho de prevenção realizado em parceria com a contratação de guardas vidas temporários contratados pela Prefeitura.
Os óbitos ocorridos foram em praias não guarnecidas pelos guardas vidas ou fora do horário da prestação de serviço. Os guarda-vidas temporários da Prefeitura começara o serviço no final de dezembro e após esse momento não ocorreram óbitos. “A contratação dos guardas vidas temporários é efetiva; realizam um trabalho de prevenção importantíssimo, onde os militares não estão o ano todo”. Destacou o prefeito Felipe Augusto.
Segundo o comando do GBMar, com essa contratação dos guarda-vidas temporários a prefeitura consegue cobrir 90% das praias da cidade.
Resultado
Por meio da parceria, a Prefeitura de São Sebastião forneceu equipamentos de salvamento, os “pranchões”; melhorou as condições do quartel do GBMar, em 2018, e em contrapartida o governo estadual forneceu duas motos aquáticas e um quadriciclo. Estuda-se, agora, a reforma para a ampliação do Posto de Bombeiros.