Cronograma de entrega e o comunicado da retirada para os pais são feitos pelos diretores das unidades escolares.
O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, participou do início da distribuição dos kits de alimentação para os alunos da rede municipal de Ensino, nesta segunda-feira (17). Ao todo serão distribuídos mais de 15 mil kits.
Felipe Augusto, acompanhado da secretária de Educação, Marta Regina de Oliveira Braz, acompanhou a entrega dos produtos a alguns pais de alunos na Escola Municipal Professor Dr. José Machado Rosa, na Vila Amélia, onde a diretora Helen Júlio, explicou que a instituição atende 308 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, em dois turnos, em suas 14 salas de aulas.
A retirada acontecerá em todas as escolas e creches municipais, de acordo com cronograma organizado pelas unidades escolares. A secretária, Marta Braz, informou que até a próxima quarta-feira (17) todas as unidades estarão com os kits e lembrou que o “cronograma de entrega e o comunicado da retirada para os pais são os diretores de escola”. Portanto, as unidades escolares informarão a data e horário de entrega dos kits aos pais e/ou responsáveis de alunos, por telefone, WhatsApp e demais canais de comunicação.
O prefeito explicou que em São Sebastião, “todos os 15 mil alunos serão contemplados com o kit alimentação, diferente de alguns municípios que atendem somente alunos em situação de vulnerabilidade”. O investimento é de R$ 1, 3 milhões.
Os kits contêm: arroz, feijão, macarrão, leite, molho de tomate, óleo, açúcar, biscoito, entre outros. Essa é a oitava fase da ação emergencial que substitui a merenda escolar, durante a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia.
Serão atendidas mais de 15 mil crianças matriculadas na Educação Infantil ao Ensino Fundamental (anos iniciais e finais), incluindo a distribuição de cerca de 130 kits especiais para alunos com restrições alimentares.
A nutricionista da Secretaria de Educação (SEDUC), Camila Ribeiro Puerto, explicou que algumas das diferenças dos produtos tradicionais para os adaptados. Os biscoitos não em sua composição açúcar e proteínas do leite; a bebida vegetal é de arroz, o achocolatado sem leite e açúcar e o macarrão é sem glúten.
A retirada dos produtos elaborados para atender em caráter suplementar as necessidades nutricionais dos estudantes, continuará em todas as escolas e creches municipais nos próximos dias, de acordo com o cronograma organizado pelas unidades escolares. Como medida de proteção contra a Covid-19, recomenda-se o comparecimento de apenas um dos responsáveis pelo aluno, usando máscara e portando um documento de identificação.