Capacitação é oferecida gratuitamente pelo governo municipal
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS), através do Centro Gestacional Harmonia para Vida, em continuidade as aulas da primeira turma do curso de Formação de Doulas Voluntárias do Sistema Único de Saúde (SUS), nesta sexta-feira (07) realizou uma série de palestras.
Ente os palestrantes, o médico obstetra e diretor da Santa Casa de São José dos Campos, Newton Tomio Miyashita que falou sobre os temas ‘Tipos de Parto’ e ‘Violência Obstétrica’.
“A presença da doula em qualquer procedimento obstétrico, oferece a gestante apoio físico e emocional, muito importante para melhor experiência da mulher e do bebê no momento do nascimento. O curso de doulas voluntárias da Prefeitura de São Sebastião capacita e define pessoas que oficialmente, perante as instituições, podem exercer esta função”, afirmou o médico.
A aluna Izabella Prudêncio, 21 anos, moradora do bairro São Francisco elogiou o curso. “Ao saber que a minha cidade é pioneira no estado, nesta formação, me motivou ainda mais. Esta capacitação é essencial para a sociedade sebastianense para que a mulher tenha total apoio durante a gestação. Todas precisam saber que estão vivas e conectadas, uma mulher ajudando a outra no ciclo da vida”, argumentou Izabella.
A capacitação termina neste sábado (08), com entrega de certificados e as aulas da segunda turma, ainda terão datas definidas. A Formação de Doulas Voluntárias do Sistema Único de Saúde (SUS) é coordenada e elaborada pela enfermeira obstetra e doula, Carla Bruço.
Todos os protocolos sanitários são seguidos durante o curso, devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra palestrante e alunas durante a formação de doulas voluntárias do Sistema Único de Saúde (SUS). Fim da descrição.