A Prefeitura Municipal de São Sebastião, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) e da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), informa que nesta terça-feira (25), no período da manhã, a campanha de vacinação contra a Covid-19 continua com a aplicação da primeira dose em pessoas de 18 anos ou mais com pneumopatias crônicas graves, obesidade mórbida e que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC). Gestantes e puérperas de alto risco receberão o imunizante no período da tarde.
A vacinação para os públicos da manhã será das 8h30 às 11h nos polos do município, de acordo com o local de residência:
– Canto do Mar a Cigarras: UBS Enseada (Rua Maximiliano Santos, nº 38, Enseada);
– Morro do Abrigo a Varadouro: Quadra da Vila Amélia (Rua Jaime Scarameli, nº 87);
– Barequeçaba a Boraceia: unidades de saúde do seu bairro.
São consideradas pneumopatias crônicas graves: doença pulmonar obstrutiva crônica; fibrose cística; pneumoconiose; displasia broncopulmonar; bronquiectasia; e asma grave (uso recorrente de corticoide e várias internações por crise asmática).
A obesidade mórbida é caracterizada pelo Índice de Massa Corpórea (IMC) superior a 40. Este índice é obtido por meio da divisão do peso (em kg) pela altura ao quadrado (em metros). Para facilitar, está disponível no site da Prefeitura uma calculadora de IMC (https://vacinasaoseba.vercel.app/). Para comprovação da doença crônica, no local da vacinação haverá pesagem e cálculo do índice.
Orientações
No momento da vacinação, além de CPF, documento com foto e comprovante de endereço, é necessário levar a cópia de um relatório médico que comprove a comorbidade. No caso de pessoas que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC), será necessário ter o nome na lista de beneficiários.
Para agilizar a vacinação, a equipe de Saúde solicita que as pessoas realizem o pré-cadastro no Vacinajá com antecedência. É um questionário online do Governo do Estado com o objetivo de coletar informações cadastrais para a vacinação contra a Covid-19. O link é https://vacinaja.sp.gov.br/.
É obrigatório respeitar os protocolos sanitários como uso de máscara, álcool em gel 70% e distanciamento social.