Por sucção, a desobstrução de uma galeria é feita em horas, evitando enchentes e alagamentos
Mais agilidade nos trabalhos de desobstrução da rede de galerias de águas pluviais, com drenagem e destinação correta dos detritos (areia, entre outros) que podem entupir bocas-de-lobo, evitando enchentes e alagamentos.
O caminhão hidrojato, ou hidrovácuo e sucção, alocado de uma empresa terceirizada para prestação de serviços à Prefeitura de São Sebastião vai auxiliar as equipes da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP) nesses trabalhos.
Segundo a secretaria, todas a galerias do município serão limpas rapidamente, nos bairros de Costa Norte à Sul. Para se ter uma ideia, a limpeza completa feita pelos funcionários, numa rede coletora de águas pluviais pode demorar até três dias, com o caminhão hidrojato, a sucção é realizada em horas.
Sistema de Drenagem de Águas Pluviais
O sistema de Drenagem de Águas Pluviais é composto por estruturas e instalações de engenharia destinadas ao transporte e disposição final das águas das chuvas. O principal objetivo é evitar decorrentes alagamentos e enchentes.
De maneira geral, as águas decorrentes da chuva (coletadas sem resíduos nas vias públicas, por meio de bocas-de-lobo e descarregadas em condutos subterrâneos) são lançadas em cursos d’água naturais, no oceano, em lagos ou, no caso de solos bastante permeáveis, esparramadas sobre o terreno por onde infiltram o subsolo, preservando o meio ambiente.
Serviço
O município de São Sebastião conta com sete regionais municipais, Centro, Topolândia, Costa Norte, Maresias, Boiçucanga, Juquehy e Boraceia.
Mais informações e solicitações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3891-1305, ou e-mail sesep@saosebastiao.sp.gov.br.
Devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os atendimentos presenciais são realizados com todos os protocolos de higienização, como o uso obrigatório de máscaras e utilização de álcool em gel, de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h.
#PraTodosVerem: fotos mostram a limpeza completa numa rede coletora de águas pluviais feita pelos funcionários da SESEP, utilizando o caminhão hidrojato. Fim da descrição.