Música + Educação + Acessibilidade
para professores
Estão abertas até o dia 10 de maio as inscrições para o curso Música + Educação + Acessibilidade. Aberto a professores de qualquer disciplina, o curso é gratuito e será realizado em ambiente virtual, com início em 17/5. A iniciativa faz parte do projeto Um Novo Olhar, parceria da Funarte com a UFRJ.
O curso Música + Educação + Acessibilidade foi desenvolvido por professores de música também para docentes que não sejam músicos. A estruturação das aulas está baseada na ideia de que a música pode contribuir com o aprimoramento do ensino regular e ele não tem como objetivo ensinar música. A coordenação de conteúdo é da professora Thelma Alvares e, que conta com o apoio dos também professores Viviane Louro e Fernando Guilhon. As inscrições podem ser feitas através do site www.umnovoolhar.art.br, até o dia 10/5 e as aulas terão início no dia 17/5. As vagas são limitadas. A iniciativa faz parte do projeto Um Novo Olhar, parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de usa Escola de Música.
O curso discutirá a profunda relação do homem com a música, analisando de que forma esta arte permeia o desenvolvimento humano. Serão abordados o trabalho com pessoas com deficiência; música e inclusão – as adaptações que facilitam o desenvolvimento do trabalho; e o trabalho de música com pessoas com diferentes deficiências: intelectual, visual, auditiva, surdez e Transtorno do Espectro Autista.
As aulas serão assíncronas e ministradas no Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFRJ e o curso poderá ser concluído até 11 de julho de 2021. Ao final, haverá emissão de certificado, com carga horária de 48h, para os cursistas que obtiverem aprovação por meio de avaliação sobre o conteúdo apresentado.
O conteúdo
O curso Música + Educação + Acessibilidade vai abordar as seguintes questões principais:
• A relação do homem com a música: Por que ela é tão importante?
• Algumas considerações de Zuckerkandl sobre a relação do ser humano com a música
• A música como ferramenta de inclusão
• A inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual: como a música pode ajudar?
• A música como ferramenta educativa para crianças com deficiência visual
• Recebendo alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com Surdez e Deficiência Auditiva
Os professores
Thelma Alvares é professora titular da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde atua no curso de Licenciatura em Música, bacharelado em Musicoterapia e no programa de pós-graduação em Educação Musical. Ela se dedica ao ensino, pesquisa e extensão no diálogo entre Educação Musical e Saúde, buscando, através da Educação Musical na Diversidade, a desconstrução de estigmas e a construção de novas percepções e oportunidades que facilitem a inserção social de grupos desfavorecidos.
Thelma foi coordenadora do projeto de extensão da Escola de Música e do Instituto de Psiquiatria, Festival de Arte e Cultura da Diversidade, realizado entre 2012 e 2018 em parceria com o Centro Cultural do Ministério da Saúde, Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Banco do Brasil, TV Pinel, Instituto Benjamin Constant e Coletivo Carnavalesco Tá Pirando, Pirado, Pirou, entre outros. A professora realizou estágio de pós-doutorado em Saúde Pública na Fundação Oswaldo Cruz sob a supervisão do Dr. Paulo Amarante.
É autora do livro “Coisa de Mulher? A Maternidade e a Musicoterapia: Jornadas no Mundo Patriarcal” (2013), pesquisa sobre a experiência da maternidade realizada com o Método Bonny de Imagens Guiadas e Música (GIM). Em 2016, publicou o livro, organizado com o Dr. Paulo Amarante, “Educação Musical na Diversidade: construindo um olhar de reconhecimento humano e equidade social em Educação”. Possui Bacharelado em Musicoterapia (Conservatório Brasileiro de Música, 1986), especialização em Saúde Mental (Instituto de Psiquiatria, UFRJ,1989), mestrado em Terapias Expressivas ( Lesley College, 1993) e doutorado em Educação Musical/Musicoterapia (University of Miami, 2001).
Thelma Obteve a formação no Método Nordoff-Robbins de Musicoterapia (New York University,1994) e em formação no Método Bonny de Imagens Guiadas e Música. Foi coordenadora do Curso de Especialização em Terapia das Artes (formação de arteterapeutas e musicoterapeutas) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Viviane Louro é doutora em neurociências pela Unifesp; mestre em Música pela UNESP; bacharel em piano pela FAAM; técnica em piano pela FASCS. Ela é docente do departamento de música da Universidade Federal de Pernambuco, onde coordena os projetos: PROBEM DO CAC, Liga Acadêmica de Neurociência Aplicada (LIANA) e a Especialização em Neurociências, Música e Inclusão, além de ser presidente da Comissão de Saúde Mental e Humanização da UFPE.
Autora de oito livros sobre música e inclusão e de uma história em quadrinhos sobre música e neurociências, é mentora do site Música e Inclusão (www.musicaeinclusao.wordpress.com) e do Simpósio de Educação Especial. É ainda palestrante sobre música, inclusão, psicomotricidade e neurociências em todo território nacional, possuindo 22 prêmios nacionais entre piano, artigos científicos e projetos socioeducativos. Em 2017, participou como sepeaker no TED Recife.
Fernando Guilhon é mestre em educação musical pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), professor de música do Instituto Benjamin Constant (IBC) e da Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna, além de pianista do coral da AABB-Rio. No Conservatório Brasileiro de Música (CBM-CEU), concluiu o bacharelado em piano, licenciatura e pós-graduação em Música.
O projeto Um Novo Olhar
O objetivo do projeto Um Novo Olhar é promover a acessibilidade e a inclusão de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coro. Com a exibição online de shows e oficinas, vídeo podcasts (vodcasts) e “lives” sobre arte e acessibilidade e uma série de publicações, a iniciativa tem também como alvo ampliar a percepção de toda a sociedade sobre as deficiências. O trabalho integra o programa Arte de Toda Gente, desenvolvido em conjunto pela Funarte e pela UFRJ, por meio da Escola de Música da Universidade.
Serviço:
Curso Músicas + Educação + Acessibilidade do projeto Um Novo Olhar
Inscrições: entre 27 de abril e 10 de maio, através do site www.umnovoolhar.art.br
Aulas: em ambiente restrito aos inscritos, se iniciam em 17/5. O curso poderá ser concluído até 11/7/2021
Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte | Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Curadoria: Escola de Música da UFRJ
Atividades e mais informações disponíveis no site do projeto.