Parabéns, São Sebastião!

Crédito: Divulgação | PMSS

A cidade conquistou sua emancipação político-administrativa em 16 de março de 1636 e, hoje, comemora seus 385 anos

São Sebastião foi descoberta em 20 de janeiro de 1502, por uma expedição comandada por Américo Vespúcio, e batizada em homenagem ao santo do dia.

Sua história caminha junto com a história do Brasil: São Sebastião foi colonizada por portugueses, que aqui desenvolveram a agricultura e a pesca. Durante anos e anos, foi considerada como um povoado e, devido ao desenvolvimento econômico e político, conquistou o status de vila (cidade, nos termos atuais), há 385 anos.

É a cidade mais antiga do Litoral Norte e um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo.

São mais de 30 praias, que se encontram com a Mata Atlântica, que fazem da cidade uma das regiões mais admiradas da costa brasileira.

O Centro Histórico de São Sebastião é uma verdadeira exposição arquitetônica com diversas edificações do Sec. XVII. A sensação que se tem ao andar pelas ruas é a de retornar no tempo.

Seu principal marco é a Igreja Matriz, localizada no Centro Histórico, importante símbolo de religiosidade e desenvolvimento do município, construída com pedra, cal de conchas e óleo de baleia, em estilo jesuítico com composições renascentistas, moderadas e regulares.

A tradição caiçara é uma das preciosidades preservadas na cidade, com seus ranchos de pescadores, manifestações culturais, culinária, lendas e mitos.

O respeito pelas origens também se estende à comunidade indígena Guarani Ribeirão Silveiras, localizada na praia de Boraceia, Costa Sul do Município, em que vivem cerca de 600 pessoas que mantêm a tradição viva através da dança, da música, do artesanato e da agricultura.

TURISMO E LAZER

Por duas vezes consecutivas, São Sebastião foi premiada como o melhor destino de “Sol e Praia” do Estado de São Paulo, pelo conjunto de atividades turísticas relacionadas à recreação, entretenimento ou descanso em praias.

Em janeiro, um levantamento realizado pelo Ministério do Turismo, feito junto a principais sites de viagens que atuam no país, colocou São Sebastião entre os 21 destinos brasileiros que são tendência em 2021.

Recentemente, o município foi apontado como a primeiro da região em número de estabelecimentos comerciais cadastrados para o selo “Turismo Responsável” do Governo Federal, um selo de biossegurança para o turismo com o objetivo de dar mais garantia ao turista e incentivar o setor a se recuperar dos impactos econômicos da pandemia COVID-19.

A cidade oferece diversas opções para a prática de esportes, como surf, kitesurf, vela, além de atividades para quem gosta de ecoturismo.

Devido à pandemia, os serviços turísticos estão suspensos atualmente conforme determinação da Fase Emergencial do Plano SP.

Compartilhar

Arquivos