A Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias do Meio Ambiente (SEMAM), de Serviços Públicos (SESEP) e de Segurança Urbana (SEGUR), está vistoriando a região do Rio Boiçucanga, na Costa Sul do município, para realização de desassoreamento dentro das normas ambientais.
A vistoria é necessária para garantir que o serviço de remoção de areia e outros sedimentos do rio não prejudique o meio ambiente, preservar o curso das águas e fazer o descarte correto do material recolhido.
Nesta semana, técnicos da SEMAM e da Defesa Civil percorreram a extensão do Rio Boiçucanga para avaliar a situação atual do local, orientar os profissionais da SESEP e demarcar os pontos de entrada de maquinário, para que o trabalho seja executado de maneira efetiva, com o menor impacto possível ao meio ambiente.
Segundo Daniela de Oliveira, bióloga da SEMAM, “esse trabalho precisa ser feito anualmente e, para tanto, é preciso ter um relatório com informações sobre a vegetação do local, que tipo de intervenção pode ser realizada e com marcações em campo para a entrada das máquinas com segurança”.
Essa é uma ação que deve ser realizada precedendo o período de chuvas para evitar possíveis alagamentos e inundações.