A Prefeitura de São Sebastião inicia na próxima semana reforma de ranchos de pesca do município. O objetivo é preservar a cultura caiçara e valorizar os pescadores tradicionais do município.
Os ranchos de pesca são espaços usados para abrigar canoas, barcos, redes e apetrechos de pesca, necessários para dar continuidade à cultura do pescador artesanal.
Ao todo serão seis ranchos de pesca que passarão por intervenção, entre construção e reforma.
A comunidade pesqueira do bairro de Maresias é uma delas e já está em fase final para entrega. Outros bairros que terão seus ranchos de pesca reformados são Boiçucanga, Paúba e Cigarras.
Encontros – Nesta sexta-feira (29), equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMAM) e de Obras (SEO) se reuniram com pescadores do rancho no bairro das Cigarras, para alinhamento sobre o início da obra de reforma do espaço, que começa na próxima semana.
Nessa quinta-feira (28), a reunião foi com os pescadores de Boiçucanga, para alinhar projeto e expectativa dos caiçaras para o começo da reforma do rancho, prevista para os próximos dias.
Nos encontros com os pescadores artesanais de São Sebastião marcaram presença o secretário de Obras, Luiz Eduardo de Araújo; Simone Monteiro – diretora do Departamento de Pesca, Agricultura e Abastecimento; Adriano Ricardo Ribeiro, divisão de fiscalização de obras da Costa Sul; e Felippe Postuma – da Divisão de Pesca do município.